BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Petistas prestigiam posse da presidenta da Petrobras, Maria das Graças Foster

Prestígio petista: Andre Vargas, José Eduardo Dutra, Dilma Rousseff, Humberto Costa e Luiz Alberto (Foto Roberto Stuckert)

Companhia tem primeira mulher presidente em 58 anos

A presidenta da República, Dilma Rousseff, esteve no Rio de janeiro no início desta semana, quando participou da posse da nova presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster. Engenheira, funcionária de carreira da empresa há 32 anos, Foster ocupava desde 2007 a diretoria de Gás e Energia. Caberá à executiva, mineira de Caratinga, substituir o economista baiano José Sergio Gabrielli de Azevedo, o mais longevo presidente da Petrobras, titular do cargo por seis anos e sete meses.

Dilma Rousseff, que durante sete anos presidiu o Conselho de Administração da Petrobras, destacou a importância da companhia para o Brasil: “Conheço a competência do corpo funcional desta empresa, que representa a capacidade deste país de superar desafios. Quero despedir-me do Gabrielli, grande companheiro que dirigiu a Petrobras nos últimos anos, e cumprimentar a Graça Foster, que saberá dar continuidade às conquistas da gestão que termina, com toda a capacidade e seriedade que sempre nortearam a sua vida profissional.”


Apoio petista
Vários parlamentares do Partido dos Trabalhadores estiveram presentes na cerimônia, numa clara demonstração de total apoio a nova administração. “É a continuidade da política de uma empresa pública, que não pensa somente na sua produção e expansão, mas nas pessoas que consomem o combustível produzido por ela”, afirmou o deputado federal e secretário nacional de comunicação do partido, André Vargas (PT-PR), que considerou a posse de Foster de um simbolismo histórico para o país.
Gabrielli que também é filiado ao PT agradeceu aos diretores da Petrobras pela aprendizagem e troca de ideias. “Estou triste por deixar o convívio dessas pessoas tão extraordinárias. Dificilmente encontrarei tanta dedicação, competência e eficiência como nos quadros da Petrobras. Ao mesmo tempo estou alegre por saber que deixo a empresa nas mãos de alguém com a capacidade, lealdade e companheirismo da Graça Foster. É uma craque”, afirmou.

O agora ex-presidente da Petrobras lembrou que, aos poucos, conquistou a confiança do mercado e dos petroleiros e comentou algumas realizações de sua gestão. “Esse desconhecido economista baiano conseguiu superar as desconfianças iniciais do mercado financeiro e das empresas de petróleo. Gostaria de destacar em minha gestão a autossuficiência em petróleo, a expansão do investimento em refino e o retorno à petroquímica, a criação da Petrobras Biocombustível, o marco regulatório do pré-sal.”

Gabrielli também citou a criação das redes temáticas com instituições de pesquisa, a política de conteúdo nacional e maior capitalização da história, cerca de US$70 bilhões, realizada em setembro de 2010. Ele creditou tantas realizações ao fato de ter sido “um maestro de excelentes músicos”. Encerrou o discurso falando da sensação de dever cumprido, “realizado e reconhecido”.

Clique aqui para ler a íntegra do discurso de Sérgio Grabrielli.

(Ricardo Weg – Portal do PT com informações da Agência Petrobras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário