BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ministro da Saúde Alexandre Padilha e José Dirceu participaram do segundo dia do CNJPT

José Dirceu e Alexandre Padilha participam do II Congresso da JPT. (Fotos Mário Agra - montagem Ricardo Weg - PT)

Debate sobre modelo de desenvolvimento e o papel da juventude na renovação do partido e na construção de políticas públicas foram destaque


“Vocês nos dão a esperança de que a nosso país e o nosso partido serão cada vez melhores”. Com essa fala, o Ministro da Saúde Alexandre Padilha sintetizou o papel da juventude petista no processo de formulação de novas políticas e de renovação do Partido dos Trabalhadores. Padilha participou do painel da tarde, cujo tema foi “o desenvolvimento que a juventude quer para o Brasil”.

Esther Bermeguy, Secretária- Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES e Iole Ilíada - Secretária de Relações Internacionais do PT também participaram dessa mesa temática. Iole ressaltou que a juventude petista precisa focar na luta de massas para conseguir uma mobilização social que de fato passa transformar o Brasil. Ao final, foi dada a palavra para a participação dos delegados da juventude.
O segundo dia do CNJPT foi aberto com o painel sobre “O novo patamar da JPT”, que contou com a participação de José Dirceu, membro da executiva do PT e ex-ministro da Casa Civil. Dirceu lembrou que os jovens ajudaram a fundar o PT, e falou da própria militância em sua juventude. O ex-ministro ressaltou que a juventude tem que encabeçar uma revolução cultural no Brasil e militar em defesa de melhorias na educação.

O terceiro painel do dia foi adiado para esta segunda-feira (14). O tema será  “o destino das Políticas de Juventude é o presente”, uma abordagem que pretende chamar a atenção para a criação de políticas públicas que atendam às necessidades da juventude para a atualidade, e não somente para as perspectivas futuras de, por exemplo, inserção no mercado de trabalho. “É preciso desmercantilizar a cultura”, afirmou o presidente do Conselho Nacional de Juventude – CONJUVE, Gabriel Medina, que participa de um painel de debate marcado para as 14h de segunda-feira 14. Segundo ele, a cultura hoje é privatizada, o que acaba limitando o acesso dos jovens aos bens culturais e à socialização fora de espaços privados.

O Secretário Nacional de Movimentos Sociais, Renato Simões, que participou das plenárias com as teses que disputam a eleição do CNJPT lembrou que a juventude petista tem agora a responsabilidade de participar ativamente das decisões do Partido, desde que foi aprovada a emenda que reserva 20% das vagas nas direções municipais, estaduais e nacional para filiados com até 29 anos.

(Jamila Gontijo – Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário