BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Jovens negros são as maiores vítimas da violência

A violência é hoje um flagelo na juventude brasileira. Nenhuma causa mata mais do que ela na faixa etária de 15 a 24 anos, em que 39,7% dos óbitos se deram por homicídio.

Mas ela fere ainda mais fundo a população negra, que, segundo o Mapa da Violência 4, divulgado este ano, é a mais vulnerável à violência.

A cada branco que morreu em 2008, morreram, proporcionalmente, mais de dois negros, diz o estudo, que tem eco no relatório do Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais, da UFRJ, que também indica que a violência em nosso país apresenta um nítido componente de cor ou raça. O Mapa da Violência aponta ainda que este quadro só tende a se agravar, já que, de 2002 a 2008, caiu em 30% o número de mortes entre jovens brancos, enquanto entre jovens negros subiu 13%.

A reversão desse quadro em que jovens negros estão muito mais sujeitos à morte violenta do que qualquer brasileiro de outro segmento só se dará se nós, legisladores e executivos de políticas públicas, nos debruçarmos sobre essa realidade em busca de soluções que garantam segurança para todos, sem distinção. A passagem do Dia da Consciência Negra, comemorado ontem, oferece boa oportunidade para pensarmos em políticas públicas que tirem o quanto antes essa população da situação de risco extremo em que se encontra.

Por isso, por minha iniciativa, a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados vai realizar, dia 29, audiência pública para que deputados tenham chance de ouvir representantes do movimento negro e da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial sobre a violência contra jovens negros. Queremos, com esse debate, encontrar formas de aperfeiçoar o aparato legal de defesa dessa população, que, nos últimos anos, tem ganho do Governo Federal atenção especial no esforço de vencer a discriminação social da qual tem sido vítima historicamente em nosso país.

Alessandro Molon é deputado federal (PT-RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário