21ª Campanha Internacional:
16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero

O lema da campanha deste ano é "Da paz no lar, até a paz no mundo: Desafiemos o militarismo e acabemos com a violência contra as mulheres". Três dimensões da violência estatal contra as mulheres serão abordadas mundialmente: a violência sexual que frequentemente ocorre durante e depois dos conflitos; a violência sexual e a violência com base no gênero cometida por agentes do Estado, mais especificamente pela polícia e pelas forças armadas; e a violência política contra as mulheres, que pode ocorrer antes, durante e após as eleições.

Segundo informações do Ministério da Justiça, o Brasil ocupa o 12º lugar no ranking que contabiliza os maiores números de mulheres assassinadas. De 1998 a 2008, foram registradas 42 mil mulheres assassinadas.
Pesquisando para essa postagem, descobri alguns vídeos da campanha em Juina/MT, onde à frente da prefeitura está o PT e tem, em sua composição, a vice-prefeita, a chefe de gabinete e três secretárias municipais. Toda a cidade está mobilizada na campanha dos 16 dias de ativismo e as mulheres da prefeitura, além do prefeito, para dar início a essa mobilização, gravaram vídeos para sensibilização de toda comunidade local pelo fim da violência contra as mulheres.
Neliane Cunha
Nenhum comentário:
Postar um comentário