BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Severine destaca aprovação do Estatuto da Juventude e 2º Congresso da JPT

Secretária Nacional de Juventude aborda aprovação do projeto pela Câmara e fala sobre o 2º Congresso da JPT em novembro

Severine Macedo, secretária nacional de Juventude (Foto: Mário Agra/PT)

A secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, em entrevista ao Portal do PT, considerou a aprovação do Estatuto da Juventude pela Câmara como uma grande vitória, já que essa era uma demanda histórica dos movimentos e das organizações juvenis que vinha sendo debatida desde 2003.

“Nosso sentimento foi de uma grande vitória a aprovação do estatuto da juventude é uma demanda histórica dos movimentos das organizações juvenis e um tema que está sendo debatido desde 2003, a partir da criação da verdade parlamentar da juventude e foi uma das resoluções da Conferência Nacional da Juventude realizada em 2008, a aprovação dos marcos legais que envolvia uma PEC, que já foi aprovada na Câmara e no Senado. Então os jovens hoje estão inseridos na Constituição Federal e o próximo passo era o estatuto, que garante a definição dos direitos e encaminha a criação de um sistema nacional da juventude e vai ficar para frente o debate da construção de um plano nacional”, afirmou.

Severine Macedo abordou também a questão da meia entrada para jogos,atividades culturais e também nas passagem de transportes intra-municipal e intra-estadual. “O direito a mobilidade é um direito dos jovens, o direito de ir e vir, o direito de conhecer o país, de aprofundar o seu acesso à cultura e a produção cultural. Nós acreditamos que isso pode ajudar a enriquecer a própria trajetória juvenil, a cultura ajuda inclusive a enriquecer outra visão de mundo e discutir valores, então nós acreditamos que é um direito sim e que precisa ser garantido a mobilidade, o esporte e o acesso a cultura. A regulamentação de como isso vai funcionar dependerá primeiro da passagem pelo Senado e posteriormente de um debate entre o governo”, disse.

Severine, que já foi secretária da Juventude do PT, falou também das suas expectativas com relação ao 2º Congresso Nacional da JPT, que ocorrerá de 12 a 15 de novembro deste ano. “É um momento bastante importante, não só para a juventude do PT, mas para o PT como um todo, e é um momento para fortalecer a referência do partido com a juventude brasileira. O primeiro congresso foi realizado em 2008 e foi um passo muito importante, onde os jovens petistas disseram para o partido e para o interior do partido que o jovem precisa ter um espaço próprio de organização mais profundo do que são setoriais e têm diferenciais da juventude em relação a outros setoriais que precisam ser garantidos. E evoluiu no sentido de que a juventude passa a ser uma estrutura organizacional diferente dentro do PT. Esta definição não está dada, então esse 2º Congresso vai ser importante para aprofundar esse debate sobre qual é a melhor forma de organização da juventude petista”, disse.

Ela enfatizou ainda a aprovação pelo 4º Congresso Nacional do PT da cota de 20% de jovens em todos os âmbitos da direção partidária. “Foi fundamental o primeiro congresso para que nós amadurecêssemos a nossa ação na JPT e fizéssemos que o nosso 4º Congresso Nacional do Partido aprovasse a cota geracional de 20% de participação de jovens nas instâncias partidárias, assim como a aprovação da paridade de gêneros. E a juventude do PT inaugurou isto porque no nosso congresso de 2008 foi aprovada a paridade de gêneros e de étnico-racial e isso também ajudou, com certeza, na luta das mulheres para a paridade dentro do PT”.

(Portal do PT)



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário