BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Congresso continua debate sobre a divisão dos royalties

Wellington Dias e Alessandro Molom, petistas no debate dos royalties. (Fotos Agência Senado e Câmara - arte Vilhena - PT)

Parlamentares do RJ defendem manutenção do que já foi licitado.



A votação da proposta que define as regras para a distribuição dos royalties do petróleo está prevista para o dia 19 de outubro – prazo que os integrantes da Comissão Mista – composta por senadores e deputados –pretendem cumprir, mesmo que não se chegue a um consenso sobre o tema.

O maior entrave para um acordo é a disputa entre estados não-produtores e produtores. De um lado, quem produz não quer abrir mão da arrecadação gerada pela exploração do petróleo. Mudanças nessas regras trariam perdas de receita para estados como Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Já os estados não-produtores defendem que esses dividendos são uma riqueza nacional e devem ser assim distribuídas. “O Rio de Janeiro aceita discutir, aceita dialogar com os outros estados e com a União sobre aquilo que não foi licitado. Sobre aquilo que já foi licitado nós continuamos partindo do mesmo princípio de que não se mexa nisso. Estamos abertos ao diálogo sobre aquilo que não foi licitado”, defende o deputado Alessandro Molon (PT-RJ).

Clique nos players abaixo para ouvir os petistas entrevistados pela RádioPT.

  RádioPT - Alessandro Molon diz que RJ enviará nova proposta sobre royalties by ptbrasil

  RádioPT - Wellington Dias fala sobre a divergência na questão dos royalties by ptbrasil

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário