BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Lula elogia trabalho de Falcão e destaca força política do PT

Lula discursa na abertura do IV Congresso do PT - Foto Mario Agra Lula aproveitou o discurso para expor sobre a importância da integração da América Latina e da América do Sul.
Lula abriu seu discurso no 4º Congresso do PT saudando a militância e em seguida elogiou o trabalho de Rui Falcão, atual presidente nacional do Partido dos Trabalhadores. De acordo com Lula, ser presidente do PT não é uma missão fácil, pois o Partido é muito criticado por seus adversários e diversos setores da mídia. O ex-presidente também realçou a força do PT relembrando que no ano de 2005 o Partido levou as urnas mais de 320 mil militantes de todo o país no Processo de Eleições Diretas (PED). “Rui, primeiro é preciso reconhecer que esse Partido têm sido crítico e eu, não conheço nada mais exigente que o PT, e nós precisamos reconhecer o extraordinário trabalho que você tem feito na presidência deste Partido, dando eu diria uma musculatura para aquilo que nós representamos nesse partido Rui, que muitas vezes é achincalhado pelos nossos adversários, muitas vezes achincalhados por determinados setores da mídia. Mas que este partido no auge da crise de 2005, colocou mais de 320 mil militantes para votar no PED, mostrando a força deste Partido. Então meus parabéns Rui por esse trabalho extraordinário junto com a direção do PT dando seqüência a um trabalho que o nosso companheiro José Eduardo Dutra também tinha começado”. “Dilma eu queria falar para você que ser presidente do Brasil às vezes é muito complicado, e às vezes nós temos muitos problemas, às vezes nós sofremos, e eu fico imaginando quantas vezes no Palácio da Alvorada, você, a sua mãe, a sua tia, às vezes sozinha e quantos dramas e quantos problemas têm que decidir, e muitas vezes não têm ninguém para conversar, e é obrigado às vezes a decidir, e depois comunicar aos companheiros e companheiras que está decidido as coisas, sobretudo, num país em que muitos que falam em democracia e que não exercitam a democracia. Por isso eu quero aqui pessoalmente dizer uma coisa, eu li num jornal esses dias que ia ter uma nota de apóio a José Dirceu, com o meu aval, ninguém pediu aval para mim, portanto, o jornal mentiu, mas já que ele falou, e eu estou aqui agora,então, têm o meu aval a nota. Porque não é possível as pessoas construírem as mentiras que querem construir e a gente é que tem que explicar depois para a sociedade brasileira”. Presidente de honra do PT, Lula destacou suas viagens e a importância da integração da América Latina. “Companheira Dilma, eu tenho viajado o mundo, mais do que eu viajava quando era presidente, e tenho ouvido de muitas pessoas, de muitas autoridades a expectativa que o Brasil está disseminando no mundo. As pessoas acreditam e querem saber por que as coisas aconteceram no Brasil do jeito que aconteceram. E a última alegria que a gente poderia ter, foi a vitória do companheiro Ollanta Humala, no Peru, foi a última coisa que a gente precisa para mostrar que a América Latina, no exercício da presidenta Dilma, é uma América Latina muito mais progressista, que eu peguei em 2012, e certamente ainda têm muita coisa para fazer e certamente nós não fizemos 10% ou 20% do que precisa ser feito na América Latina”. Lula aproveitou o discurso para expor também sobre a importância de se discutir a questão da integração, e declarou que o Brasil tem que assumir a responsabilidade de ser o indutor do desenvolvimento de vários países da América Latina e da América do Sul, pois atualmente o país tem sido cotado para ser a 5º ou 4º economia do mundo. “Sobretudo, para discutir a questão da integração, eu acho presidenta, que o Brasil tem que ter responsabilidade nisto, o Brasil não é um país pequeno, o Brasil embora tenha muita gente pobre não é um país pobre, esse país trabalha para ser a 5º economia do mundo e daqui a alguns anos, e já tem gente falando que nós seremos a 4º, não sei se em 2020, 2030 ou em 2015. O dado concreto é que o nosso Brasil tem que ser o indutor do desenvolvimento de vários países da América Latina e da América do Sul. Nós temos que contribuir e eu tenho a convicção presidenta, e ninguém pode cobrar de você aquilo que o tempo ainda não permitiu você fazer, apenas 8 meses de governo é muito pouco ou seja para quem certamente irá governar este país por 8 anos, 8 meses é apenas 10% do tempo que você vai ter para fazer esse país maior, ser melhor, ser mais democrático, a América do Sul, América Latina ser maior e melhorar muito a nossa relação com o continente Africano. O ex-presidente Lula encerrou o discurso relembrando o tempo em que o PT ainda não tinha reconhecimento da população e no parlamento, e emocionou a platéia afirmando que atualmente o Partido dos Trabalhadores é considerado o principal partido do país, e teve o seu mérito reconhecido e aprovado em pesquisas como o Partido de maior credibilidade e maior aceitação da opinião pública. “Por isso companheiros e companheiras, eu estou muito orgulhoso de viver esse momento que nós estamos vivendo no Brasil. E lembrem-se que há 5 anos atrás, alguns diziam que o nosso partido ia acabar, e lembrem-se que alguns anos atrás, alguns diziam que nós não conseguiríamos eleger nem um síndico de prédio, e hoje qualquer pesquisa que se faz sobre partido político, este Partido, para a desgraça dos nossos adversários é o principal partido deste país, o que tem mais credibilidade e o que tem maior aceitação da opinião pública”. (Fabrícia Neves – Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário