BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quarta-feira, 18 de maio de 2011

'MT UNIDO CONTRA AS QUEIMADAS'


Audiência pública sobre queimadas será promovida nos municípios de Juara, Juína e Aripuanã

Nos próximos dias 23, 24 e 25 de maio, a audiência pública ‘Queimadas e suas consequências na Saúde e no Meio Ambiente', será promovida nos municípios de Juara, Juína e Aripuanã, respectivamente. O evento, que terá início às 19h, faz parte do programa ‘Mato Grosso Unido contra as Queimadas’ e é promovido pelo Ministério Público Estadual (MPE), Poder Judiciário e governo do Estado. A iniciativa também conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Assembleia Legislativa.

Durante as audiências, a população terá a oportunidade de se manifestar sobre os problemas causados pelas queimadas nos municípios e dar sugestões de melhorias. Para o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, a participação da população é fundamental para o sucesso do programa. “A responsabilidade de combater às queimadas não deve ser somente dos órgãos públicos. A sociedade deve participar, de forma efetiva, das ações que forem promovidas”, disse ele.

No ano de 2010, os municípios de Juara, Juína e Aripuanã somaram um total de 8.313 focos de calor. Somente no município de Juara foram registrados 4.588, seguido por Aripuanã (2.616) e Juína (1.109). “O programa representa a integração de órgãos públicos e sociedade civil para o combate às queimadas em Mato Grosso. É um pacto que fazemos com a sociedade com o intuito de melhorar o ambiente em que vivemos e, consequentemente, a qualidade de vida de todos”, afirmou o titular da Procuradoria Especializada na Defesa da Cidadania e do Consumidor, Edmilson da Costa Pereira.

O programa 'Mato Grosso Unido contra as Queimadas' tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção às queimadas e aos incêndios florestais em Mato Grosso de forma integrada, participativa e ordenada. A meta é atuar em todos os municípios do Estado até o ano de 2013, com ações preventivas voltadas para a orientação e sensibilização da população sobre as queimadas, com a realização de campanhas educacionais e audiências públicas.

As audiências públicas já foram promovidas nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Após as cidades de Juara, Juína e Aripuanã, o evento será promovido em Alta Floresta (07.06), Guarantã do Norte (08.06), São Félix do Araguaia (14.06), Canarana (16.06) e Cáceres (21.06).

LOCAIS – As audiências públicas serão realizadas nos seguintes locais:

Juara (23.05) – Centro Cultural Antônio Carlos Savoine – Avenida José neves Bezerra, 381, Centro.

Juína (24.05) – Associação Comercial de Juína (Ascom) – Avenida Londrina, 65, Centro.

Aripuanã (25.05) – Centro de Educação Continuada Dardanelos – Rua 13, s/n, esquina com Avenida 02 de dezembro, Cidade Alta.

Cuiabá-MT, 17 de maio de 2011
Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso
Fone: 3613-5146 ou 8435-5910 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário