BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sexta-feira, 20 de maio de 2011

'LÁ EM CASA QUEM MANDA É O RESPEITO'

Promotoras de Justiça promovem palestra para reeducandos que cometeram violência doméstica contra a mulher


Nesta segunda-feira (23.05), às 9h, será realizada mais uma rodada de atividades do projeto 'Lá em Casa quem Manda é o Respeito' no Centro de Ressocialização de Cuiabá, o antigo Carumbé. O atendimento é destinado aos reeducandos provisórios e definitivos que respondem pela prática de crimes de violência doméstica contra a mulher. Eles vão participar de 'rodas de conversa' com psicóloga e assistente social sobre temas relacionados à violência doméstica.

As promotoras de Justiça que atuam nas Promotorias de Justiça Especializadas de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Lindinalva Rodrigues Dalla Costa e Elizamara Sigles Vodonós Portela, vão participar das atividades com apresentação de palestra educativa. Pretende-se, com a iniciativa, fazer com que os presos reflitam, compreendam e assumam a responsabilidade sobre seus atos, evitando a reincidência. Todos os reeducandos vão receber cartilha com informações sobre relação familiar, educação dos filhos, violência doméstica e Lei Maria da Penha.

O projeto 'Lá em Casa quem Manda é o Respeito', desenvolvido pelo Ministério Público e o Governo do Estado, com apoio da Assembleia Legislativa e Fundação Escola Superior do MP, foi lançado em março deste ano.

ATUAÇÃO: Em Cuiabá, existem 14 mil processos nas duas Varas de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. A capital mato-grossense foi citada, em nível nacional, como a cidade que possui maior aplicabilidade da Lei Maria da Penha.

De acordo com a promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, 99% dos crimes cometidos contra a mulher são motivados por ciúme. No ano passado, o índice de mulheres assassinadas em Cuiabá reduziu em 70%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário