BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sábado, 2 de abril de 2011

Ságuas quer unir Saúde e Educação no combate às drogas

Mais um marco contra as drogas foi lançado no Congresso Nacional. Os deputados Ságuas Moraes (PTT) e Artur José Vieira Bruno (PT/CE) apresentaram esta semana projeto para a criação da Subcomissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas, na Câmara dos Deputados. O objetivo é propor projetos e ações práticas que deem uma resposta imediata ao problema do crack e de outras drogas.

Para o autor do requerimento da criação da Subcomissão, deputado Ságuas Moraes, é preciso unir educação e saúde para resolver a questão. “Nós temos que compreender a questão das drogas também como um problema de saúde pública”. No entanto, quando se trata de prevenção, o papel da escola é fundamental. “A prevenção passa obrigatoriamente pela educação, através da escola em período integral, da escola de educação profissional”.

Com os trabalhos das duas comissões, a Câmara poderá apontar sugestões de políticas públicas para o governo Dilma Rousseff. “A gente consegue, atuando nessas duas comissões, atender de uma parte a prevenção com aqueles jovens que a gente sabe que poderão enveredar por esse caminho das drogas, e por outro na saúde, com aqueles casos dos usuários, onde a gente pode trabalhar a questão do tratamento”, defende Ságuas.

O coautor da Subcomissão, deputado Artur Bruno (PT/CE) afirma que os trabalhos terão quatro focos principais “A prevenção às drogas, tratamento, ressocialização, e combate ao tráfico”. O deputado também adiantou que a Subcomissão irá a todos os estados brasileiros para debater o problema das drogas. “Em cada estado nós queremos criar uma comissão que vai trabalhar essa questão com as assembleias legislativas, câmaras municipais e movimentos sociais”.

Nunca mais:
Fundação Perseu Abramo faz especial sobre o Golpe Militar de 1964


No dia 01 de abril de 1964, o Brasil amanheceu submetido ao golpe militar que, por duas décadas, lançou o país num longo período de exceção. Um regime de privação de direitos, perseguições, tortura, mortes e desaparecimentos, ações que ainda não são conhecidas em sua totalidade pela sociedade brasileira. Uma ditadura que, ainda hoje, apresenta desafios - entre os quais a instalação de uma Comissão da verdade.

Ainda que doloroso, relembrar é necessário para que, com lições da história, novos golpes não sejam orquestrados.

Para avivar a memória destes anos de chumbo, a Fundação Perseu Abramo preparou um especial com sua produção sobre o assunto.

Assessoria de Imprensa Autor/Fonte: Portal do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário