BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sábado, 9 de abril de 2011

Os 100 dias de governo Dilma

Cem dias é pouco para avaliar um governo de 1.460 dias, mas é suficiente para indicar qual caminho ele quer percorrer. A presidenta Dilma Rousseff (PT) não titubeou em destacar que sua prioridade é o combate à pobreza. Deixou isso mais do que claro com o seu slogan: "Pais rico é país sem pobreza". E tomou ações neste sentido, com a constituição da Rede Cegonha, o reajuste nos benefícios do Programa Bolsa-Família em até 45% e o investimento de 7% do PIB (Produto Interno Bruto) na Educação.

Dilma também persegue a inclusão digital com a ampliação do acesso à internet banda larga, através da reconstituição da Telebrás. Por determinação da presidente, os preços devem ser acessíveis à população de baixa renda, não sendo superiores a R$ 35,00.

No plano econômico, Dilma Rousseff fez enxugamento de R$ 50 bilhões no Orçamento da União, objetivando controle nos gastos públicos e combate à inflação. A presidenta mudou as relações com o Banco Central, destacando que a alta dos juros da taxa Selic não será o único instrumento da política monetária. O aumento do IOF (imposto de renda) nos empréstimos feitos junto pelas empresas no exterior mostra que Dilma vai combater o capital especulativo, ou seja, pretende deter a enxurrada de dólares que invade o Brasil em busca de juros altos e vantagens imediatas. A ideia é reverter a queda do dólar e a sobrevalorização do real.

Dilma Rousseff aprofunda as iniciativas do governo Lula no plano social, ampliando seus compromissos com a população menos assistida, sem no entanto se descuidar das ações macroestruturantes. A retomada do controle do governo brasileiro sobre a Vale do Rio Doce é um dos destaques, pois a maior exportadora de ferro do mundo caminhava em rota contrária aos novos rumos do desenvolvimento nacional.

Por este pulso firme, determinação, coragem de fazer o que é certo, o governo de Dilma Rousseff recebeu 73% de aprovação dos brasileiros, conforme constatou pesquisa CNI/Ibope, divulgada nos primeiros dias de abril. Dilma Rousseff demonstra aptidão para governar e um estilo discreto, porém atuante, que já caiu nas graças do povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário