BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Movimentos sociais protestam nesta quinta contra texto de Aldo Rebelo

Qua, 06 de Abril de 2011 12:53

Movimentos sociais e organizações ambientalistas realizam nesta quinta-feira (7) uma marcha em Brasília para protestar contra o projeto do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) de alteração do Código Florestal.

O movimento vai lançar também a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, aproveitando que amanhã é o Dia Mundial da Saúde. A mobilização também defende a Reforma Agrária.

A marcha sairá do pavilhão de exposições do Parque da Cidade, às 7h. A previsão é que chegue às 9h à frente do Congresso Nacional, onde ocorrerá um ato público. A manifestação reúne entidades como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) , ONGs ambientalistas, entre outros.

A mobilização torna pública a posição de trabalhadores e trabalhadoras rurais, agricultores e agricultoras familiares contra as propostas ruralistas de alteração do Código Florestal consubstanciadas no relatório de Rebelo. Marca ainda a formação de um grande arco de alianças entre movimentos sociais do campo e da cidade e organizações ambientalistas em favor de uma agricultura que conviva de forma responsável com o meio ambiente.

RELATÓRIO ALTERNATIVO DO PT - O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (SP), reafirmou hoje que na próxima semana a bancada do partido apresentará um texto alternativo ao substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) que altera o Código Florestal. O líder espera que o governo federal anuncie sua posição sobre o tema, já que vários ministérios têm interface com a questão. Segundo Paulo Teixeira, a bancada aguardará a posição do governo federal antes de votar o Código Florestal em plenário.

O líder petista entende que o relatório de Aldo Rebelo não contempla a necessidade de haver um equilíbrio entre meio ambiente a agricultura, tendo um viés mais pró-ruralistas, o que pode comprometer os interesses do País. Paulo Teixeira acha que a questão ambiental deve ser encarada de um ponto de vista global e não deve se resumir a atender interesses específicos de segmentos econômicos, mas da sociedade brasileira como um todo.

Paulo Teixeira reafirmou que a bancada quer uma solução que contemple os interesses dos agricultores, tanto é que tem dialogado com representantes do agronegócio até os pequenos proprietários rurais. "Nós, do PT, achamos que deve haver mudanças no atual Código Florestal, desde que sejam de forma equilibrada, sem radicalismos. Para isso, precisamos de mais tempo para discutir as mudanças. Temos que adequar o relatório aos interesses do País", afirmou.

O ralatório alternativo ao substitutivo de Rabelo - que será submetido à decisão final da bancada - será elaborado pelos deputados Assis do Couto (PT-PR), Fernando Marroni (PT-RS), Luci Choinacki (PT-SC), Márcio Macedo (PT-SE) e Padre Ton (PT-RO).

Também namanhã, 7, às 9h30, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove uma audiência pública sobre agrotóxicos e saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. O evento ocorre no plenário 7 do Anexo II..

Equipe Informes com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário