BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sexta-feira, 18 de março de 2011

AÇÃO PARLAMENTAR - DEPUTADO FEDERAL SÁGUAS MORAES

Ságuas prestigia festejos de 259 anos de Vila Bela

Vila Bela da Santíssima Trindade (500 km de Cuiabá) comemora 259 anos nesse sábado, 19 de março e o prefeito Wagner Vicente (PT) preparou atividades alusivas à data। O deputado federal Ságuas Moraes (PT) confirmou presença em algumas atividades।
História - Primeira capital de Mato Grosso, Vila Bela é um dos municípios com potencial turístico do Estado. No centro da cidade, estão ruínas de uma catedral do período colonial de 1752. Naquela época, a descoberta de riquezas minerais na região do Rio Guaporé fez com que Portugal se apressasse em povoá-la, temendo que os vizinhos espanhóis fizessem o mesmo. Foi, então, criada a Capitania de Mato Grosso e sua capital instalada em 19 de março de 1752.
Com o status de capital, Vila Bela obteve progresso devido aos investimentos em infraestrutura e incentivos fiscais para os novos moradores. Mas, as dificuldades de povoar a região (distância, doenças, falta de rotas comerciais) e o estabelecimento de um centro comercial em Cuiabá acabaram forçando a transferência da capital em 1835
A maior parte de sua população é formada pelos descendentes de escravos africanos que foram abandonados pelos seus senhores após a mudança da sede da capital do Estado para Cuiabá. Atualmente, essa comunidade mantém suas tradições, em meio a outras etnias que chegaram mais tarde.
Assessoria de Imprensa Autor/Fonte: Alcione dos Anjos


Ságuas propõe criação de Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas

O deputado federal Ságuas Moraes (PT) pretende instalar nos próximos dias a Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas. Nesta sexta-feira (18.03), o parlamentar iniciou o processo de recolhimento das assinaturas dos parlamentares necessárias para a criação da Frente.
De natureza política suprapartidária, a Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas nasce com o propósito de fomentar as ações em prol da defesa e da valorização da cultura indigenista; o aperfeiçoamento da legislação referente aos povos indígenas; promoção de políticas públicas para o desenvolvimento da cultura indígena, em especial a sustentabilidade socioeconômica; propor debates, simpósios, seminários e demais eventos; e apoiar as instituições que atuam nas questões indígenas.
De acordo com o regimento interno da Câmara dos Deputados, são necessárias 171 assinaturas de deputados para que a frente seja instalada.

Assessoria de Imprensa Autor/Fonte: Pablo Mundim


Ságuas é agraciado pela Ordem São José Operário do Mérito Judiciário do Trabalho

णपróxima sexta-feira (18.03), o deputado federal Ságuas Moraes (PT) será homenageado com a imposição de insígnias da Ordem São José Operário do Mérito Judiciário do Trabalho da 23ª Região. A solenidade está marcada para às 18h no edifício sede do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), em Cuiabá.
A honraria também é ofertada à presidenta Dilma Rousseff. Ságuas foi agraciado com o grau Comendador e a presidenta com o grau Crão-Colar. Outras personalidades serão agraciadas, entre elas o governador Silval Barbosa.
O convite para solenidade foi enviado pelo desembargador presidente do TRT-MT (23ª Região) e Grão Mestre da Ordem São José Operário, Osmar Couto। Assessoria de Imprensa Autor/Fonte: Alcione dos Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário