BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

segunda-feira, 14 de março de 2011

Mais um prêmio para Lula. Lula ganha prêmio espanhol por luta contra pobreza e exclusão social


Ontem foi anunciado que o ex Presidente Lula vai receber prêmio Mikhail Gorbachev.Lula 'foi eleito por mudar o mundo no início do século XXI ao dirigir o renascimento do Brasil'. Leia aqui. Menos de 24 horas depois do anuncio, a agência de notícia EFE, divulgou nesta manhã de sexta feira (11/03), outro prêmio; Lula ganha prêmio espanhol por luta contra pobreza e exclusão social

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva foi distinto na Espanha com o 3º Prêmio Liberdade Cortes de Cádiz, criado pela prefeitura local dentro de seu programa Cádiz 2012 para a comemoração do Bicentenário da primeira Constituição espanhola.

A decisão foi divulgada nesta sexta-feira após a reunião do júri Prêmio Liberdade, cujos integrantes decidiram, por unanimidade, outorgar a terceira edição deste prêmio a Lula "por sua impetuosa luta contra a pobreza e a exclusão social".

Fontes municipais informaram em uma nota que o prêmio presta homenagem às pessoas ou instituições públicas ou privadas que se tenham caracterizado pelo aprofundamento, difusão e extensão da liberdade no âmbito ibero-americano ou filipino.

O júri reconhece em Lula, "seu trabalho por estender esse trabalho de paz, justiça e liberdade a toda região ibero-americana", destacando "a liderança exercidas por Lula em todo o continente para impulsionar a mudança em seu país e servir ao mesmo tempo de exemplo a outras nações, demonstrando que o mal da desigualdade tem cura".

A prefeita de Cádiz, Teófila Martínez, já informou sobre a decisão pessoalmente ao ex-presidente, assim como ao Embaixador do Brasil na Espanha.Segundo as fontes, Lula, que aceita com satisfação o prêmio, o receberá em alguma de suas próximas visitas à Espanha.

A primeira edição do Prêmio Liberdade, em 2009, foi concedida ao então presidente da Colômbia Álvaro Uribe, e a segunda, no ano passado, ao ex-presidente do governo espanhol Adolfo Suárez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário