BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sexta-feira, 18 de março de 2011

Lula no Instituto Cidadania


A movimentação foi intensa ontem no Instituto Cidadania, nova sede de trabalho de do ex Presidente Lula. No sobrado bege, na zona sul de São Paulo, Lula recebeu políticos e amigos, fechou a agenda de viagens e palestras para as próximas semanas e começou a articular sua participação no debate sobre reforma política no país.

Lula passou a tarde em reuniões com o ex-ministro Luiz Dulci, o ex-presidente do Sebrae Paulo Okamotto e a assessora Clara Ant. O segundo dia de despachos no instituto foi semelhante ao primeiro: o ex-presidente chegou cedo e saiu no fim da noite, sem deixar a casa nem para almoçar. A comida veio de restaurantes próximos ao local.

Até o fim do mês, Lula deve receber dirigentes e parlamentares do PT para discutir reforma política. Não há consenso no partido sobre o tema. A expectativa de parlamentares é que Lula unifique o discurso.

Ontem, o senador Jorge Viana (AC), integrante da comissão de reforma política do Congresso, visitou o ex-presidente. "Lula disse que está inteiramente disponível", disse Viana. Segundo Viana, o partido deve se unir em torno de cinco pontos: financiamento público de campanha, fim das coligações proporcionais, fidelidade partidária, voto em lista fechada e a facilitação a projetos de iniciativa popular. "Ele é presidente de honra do PT e um dos construtores da democracia no Brasil. O PT precisa ouvi-lo", afirmou ao sair do encontro, antes de entrar em uma luxuosa Mercedes prata.

Lula deve ficar no Instituto Cidadania até organizar o Instituto Lula. O Cidadania foi criado em 1990, sob comando de Lula, para fomentar debates sobre políticas públicas. A entidade esvaziou-se com a vitória do petista em 2002, quando a maior parte da equipe o acompanhou.

O Instituto Lula tratará, além de reforma política, da cooperação para o desenvolvimento da África, da integração dos povos da América do Sul, do combate à pobreza e de estudos sobre matrizes energéticas. A entidade organizará a agenda de Lula, já repleta. Nas próximas semanas o ex-presidente deve ir a Portugal, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos, México, Espanha e Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário