BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Senador defende mudanças na eleição proporcional em reforma


Andréa Haddad
O senador mato-grossense Pedro Taques (PDT) vai participar, a partir da próxima semana, das discussões da comissão encarregada de elaborar o projeto de reforma política do país. Após uma reunião entre os integrantes do grupo, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), anunciou que a comissão será instalada na próxima terça (22).

Segundo Sarney, o resultado dos trabalhos devem ser anunciados em 45 dias. Ao ser reeleito presidente da Casa, em 1º de fevereiro, ele avisou que, se a reforma política não for realizada neste ano, dificilmente sairá depois.

Durante as discussões, Taques vai defender o fim do sistema de eleição proporcional para deputados federais, estaduais e vereadores. Segundo ele, há “distorções” quando candidatos desconhecidos dos eleitores saem vitoriosos das urnas com a ajuda dos chamados “puxadores de votos”, que obtém expressiva votação e permite eleger com eles outros que receberam poucos votos.

Outra proposta do pedetista prevê que os municípios recebam mais recursos para não ficar dependentes das emendas parlamentares individuais. O deputado acredita que a medida será possível para evitar escândalos envolvendo parlamentares. “Os municípios recebem pouco e é preciso emendas parlamentares individuais para suprir outras necessidades. E aí estão os grandes escândalos da Nação, como sanguessuga e mensalão. Não estou fazendo juízo de valor a respeito da existência desses fatos, mas juízo de fato”, afirma Taques.

O ato assinado por Sarney define como incumbência da comissão analisar as matérias sobre o tema em tramitação no Congresso, realizar audiências públicas com especialistas na área, elaborar o relatório final e apresentar o anteprojeto sobre a matéria.

Fazem parte da Comissão da Reforma Política os seguintes senadores: Itamar Franco (PPS-MG), Fernando Collor (PTB-AL), Aécio Neves (PSDB-MG), Demóstenes Torres (DEM-GO), Roberto Requião (PMDB-PR), Luiz Henrique (PMDB-SC), Wellington Dias (PT-PI), Jorge Viana (PT-AC), Pedro Taques (PDT-MT), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e Eduardo Braga (PMDB-AM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário