BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

SALVE A IGREJA NOSSA DE CADA DIA


Muitos sãos os aspectos que a igreja de Jesus atualmente não tem vivenciado, mas cabe a nós apresentar os principais, que julgamos ser de fundamental importância para o sentido de ser igreja hoje. O primeiro aspecto que a igreja de Jesus NÃO tem cumprido trata-se da espiritualidade, isto é, uma volta ao sagrado.

Não acreditamos que um povo espiritual, que pratica a espiritualidade, seja individualista, prepotente, isolado e indiferente aos problemas sociais. É muito complicado viver assim, é se distanciar muito da essência do cristianismo. Faz-se necessário um povo com mais inspiração do que instituição, com mais carisma para com todos e todas. Um povo com mais amor, compaixão, afetividade e respeito para com as pessoas (Mateus. 25, 31-41), um povo com mais comunhão do que organização denominacional ou empresarização da Bíblia.

E, finalmente, uma família mais comunidade do que sociedade. O nosso desafio é ser um povo que está para servir e não para ser servido ( Mateus. 20:28; João 13:1-20). Um povo de louvor e ação de graças pelo Reinado de Deus entre os empobrecidos, guiado pelo Espírito e não por Ordens institucionais afins.

Assim somos filhinhos e filhinhas do nosso Pai amoroso que requer de nós sinceridade e ternura de uma criança, diante das situações que nos cercam cotidianamente (Mateus 18:2-5), isto é espiritualidade.


A igreja falta ser anunciadora, isto é, missionária. O grande campo missionário que precisa de comunidades cristãs atuantes está clamando a cada dia. O ideal que o Cristianismo propõe não é uma sociedade de exaltação da pobreza ou da riqueza, mas da realização da justiça e da caridade entre irmãos (Lucas. 10:25-37 - sociedade de caídos e semi-mortos; João 10:10 - muita vida mesmo). A sociedade capitalista em que o dinheiro pode tudo, exclui o humano. A comunidade de Jesus, porém, na qualidade de anunciadora do Reinado de Javé, inclui o humano excluído, jogado às margens da sociedade individualista. É como se fosse agir como João Batista agiu para com Herodes (Lucas 3:19-20), bem como o próprio Jesus (João. 5:15-16a).

Na igreja nossa de cada dia falta o diálogo inter-religioso, isto é, o respeito a todas as diferenças. Faz-se necessário agir igual a Jesus (João. 4, 1-30; 8. 1-11), é preciso deixarmos de ser uma igreja centralizadora da verdade.

Falta também a prática da misericórdia, isto é, da ternura e compaixão para com as pessoas (Lucas. 15, 1-2; 20; Mateus. 9, 36; 11,19). Cremos que a misericórdia é uma das formas mais radicais do amor cristão.

Lamentavelmente, a igreja atual não tem praticado a espiritualidade, a missão, misericórdia e, nem tampouco, uma pedagogia da esperança, isto é, sua própria capacidade de sonhos e realizações diante do contexto na qual está inserida como povo de Deus.

Desse modo, a igreja nossa de cada dia parece transgredir os santos ensinamentos (Romanos. 12,2a ; Ef. 4,22-24; João. 3, 17). Assim, a igreja da esperança vai continuar profetizando uma palavra de libertação às vítimas desse mundo de iniqüidades. Salve a igreja nossa de cada dia. Será?

Adriano Trajano - Pastor da Igreja Batista em Chã Preta/AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário