BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Emocionado, Ronaldo anuncia o fim de sua carreira



Agência Corinthians © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Clique na imagem para conferir a galeria da coletiva do Fenômeno
Na tarde desta segunda-feira (14), o futebol ficou mais triste. O pentacampeão mundial Ronaldo, maior artilheiro da história das Copas do Mundo, anunciou sua aposentadoria. O Fenômeno escolheu o Corinthians para encerrar sua brilhante carreira. O camisa 9 chegou ao Timão no final de 2008, para o início da temporada de 2009, e venceu os dois primeiros campeonatos que disputou com a camisa alvinegra: o Campeonato Paulista, de maneira invicta, e a Copa do Brasil.

A despedida começou logo após o treinamento da manhã desta segunda-feira (14). Após o trabalho comandado por Tite, Ronaldo foi até o campo, fez um discurso para os companheiros e, muito emocionado, foi aplaudido de pé e abraçado por todos os jogadores e membros da comissão técnica do Timão.

Ao lado de seus filhos Ronald e Alex, e do presidente Andrés Sanchez, o Fenômeno fez o anúncio da sua aposentadoria: “Estou aqui hoje para falar que estou encerrando a minha carreira como jogador profissional. Quero dizer que essa carreira foi linda, maravilhosa, emocionante. Muitas derrotas, infinitas vitórias. Fiz muitos amigos, não me lembro de ter feito nenhum inimigo. Enfim, estou antecipando o fim da minha carreira por alguns motivos importantes. Todos sabem do meu histórico de lesões, tenho tido nos últimos dois anos uma sequência muito grande de lesões. Essas dores me fizeram antecipar o fim da minha carreira”, explicou o camisa 9.

O atacante também revelou ter uma doença que gerou os problemas de peso enfrentados nas últimas temporadas: “Há quatro anos, no Milan, eu descobri que sofria de um distúrbio que se chama hipotireoidismo, que desacelera o metabolismo. Para controlar, eu teria que tomar uns hormônios que não são permitidos no futebol. Muitos devem estar arrependidos de terem feito tantas chacotas com o meu peso. Eu não guardo nenhuma mágoa. Só queria explicar isso no último dia da minha carreira”, declarou o jogador.

Ronaldo fez questão de agradecer a todos os clubes por onde passou e a todos os patrocinadores que o apoiaram durante a carreira. O Fenômeno também fez alguns agradecimentos especiais: “Quero agradecer à minha família. Quero agradecer a todos que me criticaram e me ajudaram a ser mais forte em cada momento da minha vida. Quero agradecer à torcida brasileira que torceu por mim, que vibrou comigo, que chorou comigo e que caiu comigo".

O maior artilheiro de todas as copas se emocionou muito ao falar da torcida corinthiana. "Em especial, quero agradecer à torcida do Corinthians, porque eu nunca vi uma torcida tão empolgante, tão apaixonada, tão entregue assim a um time de futebol, apesar de algumas vezes a cobrança por resultados torne essa torcida um pouco agressiva e fora do controle. Como em outras entrevistas, quero dizer eu não imaginava realmente ter vivido sem o Corinthians”, disse o camisa 9, que continuou: “Quero agradecer ao presidente Andrés Sanchez e pedir desculpas publicamente por ter fracassado no projeto Libertadores. Dizer que minha história aqui foi linda, maravilhosa. Que continuarei ligado e vinculado ao clube da maneira que você quiser, presidente. Muitas vezes vocês vão me ver no estádio torcendo pelo Corinthians”, disse o corinthiano Ronaldo.

O Fenômeno também descreveu o momento em que decidiu parar de jogar futebol: “Minha família estava viajando. Quinta-feira (10), quando eu decidi, as dores me consumiam e eu não conseguia pensar em mais nada. O ano de 2010 foi péssimo, de muitas lesões, e começar um novo ano assim... É difícil a cabeça pensar uma coisa, você driblar o zagueiro achando que vai ganhar na velocidade como sempre fez, mas não conseguir...”, confessou o atacante, muito emocionado.

Entre tantas vitórias importantes, Ronaldo elegeu os principais momentos de sua carreira: “A Copa do Mundo de 2002 foi meu título mais importante. E um dos melhores momentos foi ter visto esse bando de loucos apaixonados, ter convivido com eles e ter me tornado um eles”, finalizou o eterno camisa 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário