BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Católicos podem confessar seus pecados através do iPhone ou iPad


Católicos não podem mais reclamar que não têm tempo para confessar seus pecados na igreja. Como parte de uma campanha de abertura a novas tecnologias, a Igreja Católica aprovou um novo aplicativo de iPhone que permite aos fiéis conectados confessarem os pecados.

O aplicativo chamado "Confession: A Roman Catholic App" é vendido por US$ 1,99 na iTunes Store. Segundo a empresa Little iApps, responsável pelo desenvolvimento, a ideia do aplicativo é que os arrependidos ocupados possam continuar em contato com o sacramento e para que as pessoas que estão mais desligadas retornarem a praticá-lo. A empresa insiste que o programa não substitui o padre.

O aplicativo permite que o fiel mantenha uma lista com os pecados cometidos desde a última vez que confessou, sinalizando os mais comuns. Ele fornece uma lista de possibilidades de pecados – e permite atualização com outros tipos – e ainda oferece sete atos de contrição, meios de reparar seus erros. O app ganhou o selo oficial de aprovação da Igreja pelo Bispo Kevin Rhoades, do Estado norte-americano de Indiana.

Apesar de ser o primeiro aprovado pelos católicos, existem muitos aplicativos não oficiais disponíveis para fiéis. Na loja brasileira de aplicativos da Apple existem muitos programas com fundo religioso. Entre os vários apps, "Confissão" é um guia para o sacramento gratuito; "Santo Expedito", "Santo Antônio" e "São Jorge", contam com a oração e história dos respectivos por US$ 0,99 e o "Mapa Católico" traça uma rota de paróquias com a ajuda dos usuários.

Depois de seu canal no YouTube em 2009, a Igreja Católica aprova o aplicativo em mais um esforço para marcar presença no mundo digital e reconquistar fiéis afastados. As ações vão de acordo com o discurso do Papa no início do ano, dizendo para que católicos fizessem bom uso de sua presença no mundo digital./Galileo

Nenhum comentário:

Postar um comentário