BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sábado, 23 de outubro de 2010

Eleição no meio do feriado deve tirar mais votos de Serra que de Dilma


“Tucano tem mais eleitores de classes altas", que aproveitam a folga para viajar

Do R7

Este ano, as eleições presidenciais correm o risco de ter maior abstenção no segundo turno, já que a data, em 31 de outubro, cai no meio de um feriado prolongado – dia 2 de novembro (terça-feira) é Dia de Finados.

Para o professor Ricardo Caldas, da Universidade de Brasília, o fato pode ter efeitos mais negativos na campanha de José Serra (PSDB) do que na de Dilma Rousseff (PT). Isso porque o tucano tem eleitores de maior renda e que costumam aproveitar os feriados para viajar.

- Caso a disputa seja apertada, uma maior abstenção pode fazer a diferença no resultado [da eleição].

Pesquisa Vox Populi, divulgada no último dia 18, mostra que a petista dispara entre os mais pobres, que ganham até um salário mínimo. Ela atinge 61% das intenções de voto contra 31% de Serra. Já o tucano vai melhor entre os que têm mais renda, ou seja, entre os que ganham mais de cinco salários mínimos. Ele chega a 44% contra 42% da petista.

Jacqueline Quaresemin Oliveira, do Instituto Opinare e professora da Fespsp (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), não espera muita alteração nos índices de abstenção. Segundo ela, as classes A e B podem mesmo trocar o voto pelo feriado, mas muitas pessoas estão mobilizadas para as eleições e já têm uma opinião bem formada.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário