BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Silval já tem o apoio de 18 prefeitos da oposição


Sissy Cambuim
Dois prefeitos decidiram quebrar o acordo firmado em suas convenções partidárias para referendar a campanha do governador Silval Barbosa (PMDB) à reeleição. Os anúncios foram feitos no final de semana, durante visita do peemedebista aos municípios. No sábado (4), o prefeito de Santo Antônio do Leste, Reinaldo Coelho Cardoso (PPS), subiu no palanque do governador. No domingo (5) foi a vez do prefeito de Guiratinga, Gilmar Domingos Mocellin (DEM), aderir à campanha de Silval.

A menos de um mês das eleições, o peemedebista começa a contabilizar o apoio de gestores municipais de partidos que não integram sua coligação. Por meio de sua assessoria, ele divulga que já chega a 18 o número de prefeitos que aderiram à sua campanha. A vertente se intensificou no final de agosto, quando num único dia, oito chefes de Executivo municipal vieram à Capital mostrar o engajamento com a reeleição do governador.

Os anúncios têm deixado os adversários de Silval numa “saia justa”. O candidato Mauro Mendes (PSB), cuja chapa é formada por PSB, PDT, PPS e PV, solicitou uma abertura de inquérito para apurar a suspeita de que o governador estivesse usando a máquina pública para comprar o apoio das lideranças. De acordo com ele, as lideranças teriam confessado que só resolveram mudar de lado após receberem 30 mil litros de combustível, além de pavimentação asfáltica. No entanto, a declaração foi desmentida por um dos prefeitos que declararam apoio a Silval, Filemom Limoeiro (PPS), que se disse ofendido com as afirmações de Mendes - veja aqui. Já o candidato Wilson Santos (PSDB), que perdeu reforço de lideranças do seu próprio partido, do DEM e do PTB, protagonizou uma embate em Nova Xavantina, quando teria ameaçado as lideranças infiéis com uma possível perda de legenda em uma tentativa de reeleição em 2012.

Sem nenhum posicionamento adotado pelos diretórios estaduais do partido até o momento, os prefeitos parecem não temer as ameças de expulsão da legenda. “Estamos sendo ameaçados de explusão pelo partido, mas não podemos nos intimidar. Vamos apoiar a reeleição de Silval por acreditar que é o melhor para nossa região e para Mato Grosso”, desabafou Reinaldo, ao manifestar o apoio ao governador.

A presidente do diretório estadual do PSDB, deputada federal Thelma de Oliveira, foi pontual ao declarar que em seu partido, aqueles que não apoiassem a candidatura de Wilson seriam expulsos. O DEM, que sofreu a maior debandada de prefeitos, reuniu seu conselho consultivo para discutir as medidas que serão adotadas em relação aos infiéis na última quarta, 1º de setembro, mas não tomou nenhuma decisão ainda. Especula-se, nos bastidores, que o PPS não pretende punir as lideranças, mas os gestores ressaltam que recebem ligações ameaçadoras.

Veja quem são os prefeitos que declararam apoio a Silval:

1. Itanhangá - Vanderley Proenco Ribeiro (DEM)
2. Santa Cruz do Xingu - Eurípedes Neri (DEM)
3. São José do Xingu - Gilberto Mendes Leoncini (DEM)
4. Alto Boa Vista - Alcides Milhomem (DEM)
5. Bom Jesus do Araguaia - Aloísio Jakob (DEM)
6. Gaúcha do Norte – Nilson Francisco Aléssio (DEM)
7. Alto Araguaia - Wilson José de Barros (PPS)
8. São Félix do Araguaia - Filemon Limoeiro (PPS)
9. Confresa - Gaspar Lazari (PPS)
10. Canabrava do Norte - Lorival Martins (PPS)
11. Porto Estrela - Benedito de Oliveira (PPS)
12. Ribeirão Cascalheira - Daniel Correa Beraldo (PDT)
13. Paranaíta - Pedro Hideyo Miyazima (PSDB)
14. Nossa Senhora do Livramento – Zenildo Sampaio (DEM)
15. Diamantino – Erival Capistrano de Oliveira (PDT)
16. Barra do Bugres – Wilson Francelino de Oliveira (PDT)
17. Santo Antonio do Leste – Reinaldo Coelho Cardoso – (PPS)
18. Guiratinga – Gilmar Domingos Mocellin (DEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário