BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Governo Lula estimula alimentação mais saudável


A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009), divulgada esta semana, mostra que cresce a obesidade entre os brasileiros. De olho nesse cenário, o Governo Lula tem adotado medidas para promover uma alimentação mais saudável para a população. Esta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que instituiu a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para articular e integrar as diversas ações desenvolvidas pelos ministérios; entre eles, o da Saúde.

O objetivo da Política é estimular o consumo de alimentos saudáveis e água. O Programa Nacional de Alimentação Escolar do Ministério da Saúde é parte dessa política e funciona integrado à produção local de alimentos e à agricultura familiar, que fornece frutas, legumes e verduras usadas na merenda escolar.

“O Brasil tem que qualificar, aperfeiçoar e trabalhar de maneira mais radical as políticas de governo que envolvam toda a sociedade no enfrentamento deste grande problema de saúde pública”, alertou Temporão.

Em todo o país, 12 mil unidades básicas de saúde oferecem o serviço de vigilância nutricional. Além disso, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família contam com profissionais de nutrição e educação física aptos a orientar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Outra importante iniciativa para o combate à obesidade foi o acordo estabelecido, em dezembro de 2008, entre o Ministério da Saúde e a indústria de alimentos para a redução dos níveis de gordura, sal e açúcar dos produtos oferecidos no mercado. A medida permitiu a eliminação de gorduras trans dos alimentos processados.

O Ministério da Saúde também lançou em 2006 o Guia Alimentar para a População Brasileira. Trata-se da primeira vez que foi lançada uma orientação oficial para gestores, profissionais de saúde e população sobre alimentação saudável. Ainda, nutricionistas foram inseridos no apoio às equipes de saúde da família, com a criação do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (Nasf). Atualmente, 1.132 unidades do Nasf estão habilitadas em todo o país. Além disso, por meio do Saúde na Escola, leva orientação à estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário