BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Enquanto Lula integra a América Latina, Serra incita a guerra


Se existe um Premio Nobel da Paz, é preciso inventar um Prêmio Hitler da Guerra, para agraciar José Serra (PSDB/SP).

Enquanto o presidente Lula deu aula inaugural da Universidade Latino-Americana (UNILA), nesta quinta-feira (2), em Foz do Iguaçu (PR), o desagregador José Serra incitou a Colômbia a declarar guerra contra a Bolívia.

A UNILA foi criada para contribuir com a integração latino-americana, formando um centro de estudos sobre a região e atendendo prioritariamente alunos de países do Mercosul, promovendo intercâmbio.

Além do fato de ser uma instituição bilíngue, a universidade deverá se diferenciar no que se refere ao quadro de professores - metade brasileiros e metade docentes dos demais países da América Latina.

Enquanto isso, José Serra encontrou-se com o presidente da Colômbia José Manoel Santos. Do encontro fechado, não foi revelado se Santos reclamou da leniência do ex-governador paulista com o PCC e com a corrupção no DENARC paulista (O traficante colombiano Juan Abadia, viveu em São Paulo até ser preso pela Polícia Federal, subornando a cúpula do DENARC - Departamento de Narcóticos).

Em entrevista, após o encontro, o demo-tucano desagregador "defendeu" o governo colombiano e acusou a Bolívia de cumplicidade com as Farc, incitando a guerra.

Santos é sucessor e do mesmo partido de Álvaro Uribe, mas faz esforços para restabelecer pontes com os países vizinho. Recentemente reatou relações com a Venezuela, do governo Hugo Chavez.

Santos também busca no Brasil tecnologia social para gerar emprego e renda na agricultura familiar e produção de biocombustíveis, fugindo da visão meramente militarista para combater o tráfico.

Os camponeses da Colômbia, nativos de regiões de cultivo da folha de coca, vivem na pobreza. A economia do tráfico rende muito para os barões, políticos, policiais e juízes corruptos, mas oprime camponeses e 'mulas' que continuam vivendo para subsistência na pobreza.

A inclusão social destas populações em atividades econômicas formais, saudáveis e rentáveis traz melhores resultados do que apenas despejar bombas e tiros sobre suas cabeças. Esse é um dos caminhos do combate ao tráfico na Bolívia, no Paraguai, no Perú e na Colômbia.

Serra é incapaz de compreender assuntos de complexidade social quando envolve os problemas de populações pobres. (Com informações o Último Segundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário