BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

terça-feira, 15 de junho de 2010

PMDB, PR e PT fazem convenção para lançar Silval, Maggi e Abicalil


Romilson Dourado

PMDB, PR e PT fazem convenção conjunta no próximo dia 26 para oficializar os nomes de Silval Barbosa como candidato à reeleição e de Blairo Maggi e Carlos Abicalil para o Senado. Os encontros vão ser em locais diferentes, mas, às 16h, está programada um ato no Centro de Eventos do Pantanal. A organização estima a presença de 5 mil pessoas, incluindo caranavas de vários municípios. A tendência é que estejam presentes o dirigente nacional do PMDB, deputado Michel Temer, candidato a vice-presidente da República da chapa de Dilma Rousseff (PT), e o ministro da Defesa Nelson Jobim, filiado à agremiação peemedebista.


Governador Silval Barbosa, que busca a reeleição, entre Abicalil e Maggi, que vão buscar vagas no Senado

-------------------------------------
PMDB fará a convenção no Centro de Eventos
do Pantanal e, no mesmo dia, o PT na
Federação das Indústrias e, o PR, na
sede do partido, no Bosque da Saúde

-------------------------------------

Até lá, todas as chapas majoritárias devem estar completas. Silval terá do seu lado o vice. Hoje, os nomes mais cotados são da senadora Serys Marly (PT), do ex-prefeito cuiabano Rodrigues Palma (PR) e do ex-secretário de Ciência e Tecnologia e ex-deputado estadual Chico Daltro (PP). Um destes nomes só não será escolhido se, eventualmente, surgir alternativa com a provável adesão à base governista do PDT e/ou PSB, hoje integrantes do bloco Mato Grosso Muito Mais, liderado pelo pré-candidato a governador Mauro Mendes (PSB). É possível que algum pedetista ou socialista venha a ser indicado para vice para facilitar as negociações políticas, o que representaria a "quebra" de uma das pernas da candidatura Mendes.

A convenção peemedebista será no próprio Centro de Eventos do Pantanal. O partido vai homologar o nome do governador Silval para a disputa ao Palácio Paiaguás e de seus candidatos proporcionais. Será a segunda vez nos últimos 20 anos que o partido lança projeto próprio ao governo com chances reais de vitória. Antes, comandou o Estado com Carlos Bezerra, eleito em 86. O hoje deputado federal e cacique do PMDB exerceu o mandato de chefe do Executivo de 87 a 90, quando renunciou para concorrer ao Senado e acabou derrotado. A prioridade na proporcional é a reeleição do próprio Bezerra. Para estadual, entre os concorrentes do partido estão Teté Bezerra e os parlamentares Adalto de Freitas, o Daltinho, e Nilson Santos.

O PT promoveu seu congresso no auditório da Federação das Indústrias, também em Cuiabá. Vai formalizar o nome de Abicalil, presidente regional da sigla. Ele posterga definição dos dois suplentes para o dia da convenção. Tudo indica que o clima interno não será mais de animosidade, principalmente depois que o Paiaguás abriu convite para Serys vir a ser vice da chapa e os nomes que seriam apoiados pela senadora, Mendes ao governo e Pedro Taques para o Senado, não sinalizam para "decolagem". Entre os nomes para federal do petismo está o ex-secretário de Estado de Educação Ságuas Moraes. Do quadro de estaduais vão fazer parte Ademir Brunetto, Alexandre Cesar e Verinha Araújo.

O mais novo dos partidos, o PR anunciou que sua convenção vai ser na sua sede regional, no Bosque da Saúde. Aposta todas as fichas na eleição de Maggi ao Senado, depois deste comandar o Estado por sete anos e três meses. O ex-governador definiu como primeiro-suplente o ex-prefeito de Nova Marilândia e ex-presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, o Cidinho, do mesmo PR. Falta o segundo-suplente da chapa. Na proporcional, os republicanos vão fazer parte de um chapão, com petistas e republicanos. Entre os federais estão os já deputados Wellington Fagundes e Homero Pereira. Na corrida à vaga na Assembleia há 15 nomes, entre eles dos seus 6 deputados, sendo eles Sérgio Ricardo, Sebastião Rezende, Wagner Ramos, Jota Barreto, Mauro Savi e João Malheiros. Os partidos têm até o próximo dia 30 para realizar as convenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário