BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quinta-feira, 24 de junho de 2010

No Tocantins, Dilma lidera com folga disputa presidencial, segundo Ibope


Em sintonia com o cenário nacional, no qual Dilma lidera a corrida presidencial com 40% das intenções de voto, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira, 23, a petista também abre vantagem sobre seu principal adversário, o tucano José Serra, entre o eleitorado do Tocantins. A constatação foi feita também pelo Ibope, em pesquisa divulgada no final da tarde. Segundo o levantamento do Ibope, Dilma tem 44% das intenções de voto dos eleitores do Tocantins, 12 pontos percentuais à frente de Serra, que alcança 32%. A candidata do PV, Marina Silva, pontua 10% das intenções de voto, enquanto brancos e nulos somam 3% e indecisos 11%.

Na pesquisa espontânea, isto é, aquela que o eleitor cita sem o auxílio de uma lista de nomes a sua intenção de votos, Dilma também leva a melhor. De acordo com o Ibope, a ex-ministra é lembrada por 29% dos eleitores do Tocantins, enquanto o ex-governador de São Paulo pontua 17%. Marina Silva, por sua vez, atinge 3%. É interessante destacar que 9% dos eleitores do Tocantins citam o presidente Lula, ampliando, assim, o potencial do voto espontâneo em Dilma para 38%. Vale destacar que votos brancos e nulos neste cenário somam 6%, enquanto o percentual de eleitores indecisos continua elevado, em 35%.

O Ibope também checou dentre os eleitores do Tocantins a avaliação do governo Lula. De acordo com o levantamento, uma expressiva parcela de 89% dos eleitores do estado avaliam o governo Lula como ótimo ou bom, enquanto 8% avaliam como regular. Apesar 2% dos eleitores do Tocantins referem-se ao governo Lula como ruim ou péssimo, enquanto 1% não soube ou não quis responder. Em relação ao padrão de vida, 85% dos eleitores do Tocantins declararam estar satisfeitos ou muito satisfeitos, ao passo que apenas 13% disseram estar insatisfeitos ou muito insatisfeitos, segundo o levantamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário