BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Juína - Homenagem ao dia do Geógrafo


GEOGRAFIA vem dos radicais gregos "geo" e "graphos", que significam terra e escrever, surgiu à palavra Geografia. Ela se define como uma ciência que abrange o estudo da superfície da Terra, a fim de descrever e analisar os fenômenos físicos, biológicos e humanos que acontecem na superfície do nosso planeta. Esta superfície apresenta quantidades equilibradas de minerais, água, diversos solos, vida animal e vegetal, além de uma infinidade de detalhes que mudam com o tempo. A relação entre esses diferentes componentes da superfície é o objeto de estudo da Geografia.


Atualmente, a Geografia é uma ciência e um instrumento de extrema importância para toda a sociedade, a dinâmica e complexidade do mundo moderno exigem pleno reconhecimento dos espaços físicos ocupados pelo homem e como a sua atuação influi na mudança das paisagens, assim Milton Santos ressalta que "O papel da Geografia é explicar as relações que se estabelecem, ao longo da História, entre a Humanidade e o Planeta e a constituição das paisagens e espaços resultantes".


Ela nos permite obter uma leitura do mundo para que possamos ser um agente de transformação da Sociedade, para assumirmos esse papel de transformadores, devemos expressar com inteligência nossas opiniões, necessitamos conhecer as razões e os porquês dos fatos e agir com consciência e determinação. Ser cidadão pleno em nossa época significa antes de tudo estar integrado criticamente na sociedade, participando ativamente de suas transformações. Para isso, devemos refletir buscando uma compreensão ampla do mundo, desde o local em que moramos, nosso bairro, nossa cidade, a região, o estado, nosso país, e o planeta como um todo.


Observando a cidade de Juina deparamo-nos com problemas que são comuns em todo o Brasil, como falta de moradia para população de baixa renda, redução das oportunidades de emprego, desmatamento, desperdício de água, falta de infra estrutura, saneamento básico etc. É nesse ponto que a Geografia torna-se uma importante ferramenta para reflexão, compreensão dos fatos naturais e aqueles provocados pelo homem no espaço em que esta inserido.


A Geografia é uma ciência que nos permite ser um agente de transformação da sociedade a partir da compreensão da realidade em que vivemos. E nesse dia 29 de maio, parabenizamos todos os geógrafos, a esses profissionais que batalham através de estudos e pesquisas de uma forma ampla e critica em busca da melhoria de um mundo saudável e mais humano.

Denise Peralta Lemes
Professora e Coordenadora do Curso de Geografia-AJES
Professora do CEJA Alternativo

Para o Juína News

Nenhum comentário:

Postar um comentário