BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

terça-feira, 15 de junho de 2010

Juína - Alunos da etnia Cinta Larga participam pela primeira vez do FECITA


Aconteceu na feira municipal de Juína o V FECITA (Feira científica, cultural, tecnológica e ambiental de Juína), que contou com a participação de várias entidades educacionais do município, sendo uma delas a Escola Estadual Indígena Ricardo Junior Cinta Larga, localizada a 95 km de Juína, na reserva indígena do Parque Aripuanã.

Os alunos foram coordenados pelos professores Fernando Dhermam Calixto, Hellen Zanella e Maria Aparecida de Oliveira Teixeira, esta por sua vez foi à primeira escola indígena do município a participar de um evento tecnológico e apresentaram o tema: “a cultura indígena do povo cinta larga”, na qual destacou a gastronomia, o artesanato, as festas e as pinturas corporais, mostrando que essa cultura é riquíssima e desconhecida para os não índios.

O tema foi bem aceito pela comunidade juinense, na qual demonstrou muito interesse e curiosidade pelo que estava sendo apresentado. O objetivo foi resgatar a cultura e incentivar os alunos a participar de eventos de importância como este.

A Escola Estadual Indígena Ricardo Junior Cinta Larga agradece a maravilhosa recepção que a comunidade ofereceu aos alunos e agradece também a cooperação da SEDUC e da secretária da escola, Claudia Leite.

Por: Maria Aparecida de Oliveira Teixeira

Especial para o Juína News

Nenhum comentário:

Postar um comentário