BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

terça-feira, 22 de junho de 2010

Blog do Zé - Quem quer ser vice-presidente pela oposição?


Como se fosse um espetáculo em praça pública, continua exposta a vexatória situação da escolha do vice-presidente para ser o companheiro de chapa do candidato da oposição a presidente da República, José Serra (PSDB-DEM-PPS). Ninguém quer ser. Ninguém confessa pulicamente, óbvio, mas todos parecem ter medo de perder.

E sobre a profusão de nomes com os quais o DEM acena para a vaga, Serra silencia porque não quer nenhum. Na verdade, ele gostaria até de se desfazer do fardo de carregar a desgastada legenda, no fundo do poço depois do escândalo do pagamento de propina pelo DEM-Brasília.

Agora o noticiário e os índicios são de que esse vice será o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). Mas, também ele, que não vai tentar a reeleição, já insinuou à exaustão que só vai para o sacríficio se forçado e prefere ser candidato a deputado federal. E o vice da chapa pode ser, ainda, do PTB, já que o partido entrou na disputa, com seu presidente nacional, Roberto Jefferson, trabalhando para que seja o ex-deputado Benito Gama (PTB-BA).

E Serra, em convenção, retoma surradas promessas

Aliás, por falar no PTB, ao comparecer a convenção do partido hoje, Serra retomou aquela sua promessa de criar um Pro-Uni para os estudantes das escolas técnicas e de construir um grande número de estabelecimentos de ensino desse nível. Quer dizer, nada original, nada parte de um programa de governo consistente, apenas uma cópia, pálida, do que o presidnete Lula já vem fazendo muito bem no governo que, ao seu término, terá construído mais 240 escolas técnicas no país.

Mas, voltando a questão do vice de Serra - ou do não vice de Serra, porque ainda não existe - com certeza ele não será do PP. Fracassou essa semana, pela segunda vez a tentativa de fazer o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) ser esse vice. Ao final, essa hipótese terminou no terreno da pura invenção porque o senador Dornelles e o ministro de Cidades, Mário Fortes (PP) sondaram os coreligionários e descobriram que a maioria das seções estaduais apoia a candidatura Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados).

Tão convictos ficaram dessa preferência majoritária que decidiram nem fazer convenção para oficializar o apoio porque assim não constrangem os diretórios que apóiam Serra como os do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. Dessa forma terminamos a semana sem poder escrever o capítulo final da novela "vice de Serra". O certo é que não há mais nenhuma hipótese do PP apoiar oficialmente o candidato da oposição. Assim, persiste a pergunta: onde está o vice de Serra? Quem quer ser?

Por Zé Dirceu

Um comentário:

  1. NINGUÉM QUER SER O VICE DO SERRA SABE QUE VAI ENTRAR NUMA CANOA FURADA!

    ResponderExcluir