BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mensalão do DEM: empresa do grupo Alstom investigada por licitação suspeita no Metrô


José Roberto Arruda (ex-DEMos-DF) e José Serra (PSDB/SP) recebem maquetes de trenzinhos da ALSTOM na sede da empresa, em São Paulo, em 23 de julho de 2009. Nesta época, formavam a chapa demo-tucana "dos sonhos" com Serra presidente e Arruda vice.


O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) fez novas buscas e apreensões na sede da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), na quinta-feira, dentro da chamada Operação Bagre.

Promotores e oficiais de Justiça recolheram documentos e computadores em busca de informações sobre os estudos que deram origem ao projeto de construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que teve as obras embargadas pela Justiça.

Com o apoio do Núcleo de Combate às Organizações Criminosas (NCOC), a promotora Karina Soares Rocha, apura irregularidades na contratação das empresas Altran-TCBR e Dalcon Engenharia, que participaram da elaboração do projeto do VLT, um bonde elétrico previsto para ligar o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek à Esplanada dos Ministérios.

De acordo com o Ministério Público, há suspeita de irregularidades na licitação para o projeto básico, que teria contaminado a formação de todo o consórcio contratado para realizar a obra, formado pelas empresas Via Engenharia, Mendes Júnior, Alstom e TCBR.

Os promotores investigam as relações de integrantes do governo de José Roberto Arruda (ex-DEMos e ex-pré candidato a vice-presidente de José Serra) , entre os quais o próprio ex-governador, com os donos da Altran-TCBR, empresa que tem parcerias com a francesa Alstom.

O ex-presidente do Metrô José Gaspar de Souza trabalhou como consultor da TCBR, empresa responsável por todos os projetos do sistema viário no Programa Brasília Integrada, e fez também o projeto do Metrô do Distrito Federal, idealizado na gestão de Arruda como secretário de Viação de Obras, no primeiro governo de Joaquim Roriz. (Do Correio Brasiliense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário