BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sábado, 8 de maio de 2010

Ibope aponta liderança de Silval com 31%; Wilson está com 27%


Romilson Dourado

Pesquisa Ibope, encomandada pela TVCA (afiliada da Rede Globo) e divulgada nesta sexta à noite, revela liderança do peemedebista Silval Barbosa na corrida ao Palácio Paiaguás. Na amostragem estimulada, o governador aparece com 31% das intenções de voto. Com 27%, o ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) vem em segundo lugar e com quatro pontos atrás de Silval. O empresário Mauro Mendes, pré-candidato à sucessão estadual pelo PSB, detém 15%. Mendes está 12 pontos percentuais de desvantagem sobre Wilson e 16 pontos de distância de Silval.

O instituto ouviu 812 eleitores na pesquisa em âmbito estadual feita entre 1º e 4 deste mês. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Os números pouco diferem da pesquisa realizada pelo instituto Mark, em parceria com o RDNews entre 16 e 21 de abril, quando apontou situação de empate técnico, mas com Silval na liderança em alguns cenários. Na estimulada ele figurava com 30,9%, enquanto Wilson detinha 30,2% e, Mendes, 19,9% - confira aqui. Na época, o pré-candidato tucano contestou os números e avisou que iria recorrer à Justiça Eleitoral para fazer estudo sobre o método da Mark no trabalho de campo.

Com menos de 15 dias depois, surgem os dados do Ibope que confirmam a Mark. Os números reforçam a tese de que o pleito de 3 de outubro será "apertado" e deve se estender para o segundo turno, pela primeira vez em Mato Grosso. Mesmo com o escândalo por causa de indícios de superfaturamento na compra de maquinários pelo Estado, o pré-candidato da situação surge com ligeira vantagem.

A pesquisa Ibope está registrada no TRE-MT, sob número 10.612/2010. Dos eleitores ouvidos, 6% disseram que, se as eleições fossem hoje, votariam em branco ou anulariam o voto. Já 21% declararam que estão em dúvidas sobre em quem votar entre os nomes colocados na corrida ao Paiaguás.

A 30 dias do início do período das convenções e a quatro meses das eleições, o quadro sucessório se afunilou a três principais nomes. De um lado está o governador Silval, que busca a reeleição num arco de alianças com PMDB, PR, PT e, provavelmente, o PP. Na outra ponta vem o ex-prefeito cuiabano Wilson, empurrado pelo tucanato, pelos democratas e pelos petebistas. Já o empresário Mendes, que concorreu e perdeu no segundo turno em 2008 a Prefeitura de Cuiabá, corre por fora. Ele tem adesão do PSB, PDT, PPS e PV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário