BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Ex-conselheiro do TCE presta depoimento na PF. Confira lista dos presos


Redação 24 Horas News

A movimentação é intensa na sede da Polícia Federal, na Avenida do CPA, em Cuiabá, em virtude da Operação Jurupari, deflagrada na manhã desta sexta-feira em Mato Grosso e que culminou com a prisão de Janeth Riva, esposa do presidente da Assembléia Legislativa, José Geraldo Riva.

Mas não são apenas a esposa do parlamentar e seu genro, Carlos Antônio, o Nino que estão presos na Polícia Federal. Outras pessoas, que ostentavam cargos importantes na administração estadual e em outro órgãos públicos ou estão presos ou prestando depoimentos por envolvimento em crimes ambientais.

O ex-deputado e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, onde já foi presidente, Ubiratan “Tom” Spnelli está prestando depoimento. Seu filho, Rodrigo Spinelli está preso acusado de envolvimento nos crimes e fraudes.

Também estão presos dois assessores do presidente da AL Geraldo Riva, Adilson José de Figueiredo, que é funcionário de carreira da Intermat e está cedido ao gabinete do parlamentar e Cristiano Volpato. Adilson é acusado de “esquentar” documentações fraudulentas. Neli Miranda, engenheira da Sema também foi presa pela PF. A mesma coisa aconteceu com o ex-secretário de Meio Ambiente, Luiz Henrique Chave Daldegan, na administração do ex-governador Blairo Maggi e até mesmo o assessor de gabinete do governador Silval Barbosa, Sílvio Cézar Correa de Araújo.

Dentre os presos, estão madeireiros e proprietários rurais, engenheiros florestais e servidores da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que eram responsáveis por produzir e aprovar licenciamentos e Planos de Manejo Florestal fraudulentos, necessários à legalização e comércio de madeiras extraídas no interior dessas áreas públicas.

Ao todo, a PF informou que foram expedidos 91 mandados de prisão preventiva e 91 mandados de busca e apreensão, a serem cumpridos em Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rio Grande Sul e Espírito Santo.

Os advogados já se movimentam para conseguirem celas especiais aos presos na operação, juntando documentos, que comprovem esse direito. Como exemplo, o caso dos que possuem nível superior.
Eles são acusados de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, furto, grilagem de terras, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informática. Além de diversos crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).

Veja lista parcial dos presos:

Janete Riva - esposa do presidente da Assembléia Legislativa
Antônio Carlos Azoia - genro do presidente da Assembleia Legislativa
Adilson Rodrigues - assessor da presidência da Assembleia
Cristiano Volpato - assessor particular do presidente da Assembleia, José Riva
Rodrigo Spinelli - filho do ex-conselheiro Ubiratan Spinelli
Luciana Esteves - coordenadora de geoprocessamento da Sema
Afrânio Migliari - ex-secretário-adjunto da Sema
João Marcelo Ferreira - fazendeiro em Alta Floresta
Lene Ferreira de Miranda - engenheira ambiental
Benedito Rosenil - contador
Luís Henrique Daldegan - ex-secretário de Meio Ambiente
Carlos Vitor - servidor da Sema
Sílvio Cezar Correa de Araújo, chefe de gabinete do governador Silval Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário