BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Disputado por PT e PSDB, PP rende 1min20s de horário eleitoral gratuito


Do UOL Eleições
De São Paulo
Há cinco meses da abertura das urnas em todo o Brasil, o PP (Partido Progressista) se vê no meio de uma disputa para integrar a coligação dos principais candidatos à Presidência da República, seja ele o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) ou a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT). Para além de um simples apoio político, a presença do PP representa uma vantagem prática para quaisquer das chapas em questão: o aumento no tempo de TV durante a propaganda eleitoral gratuita.

Atualmente, a chapa de Dilma conta com a participação confirmada de seis siglas, além do próprio PT: PMDB, PDT, PCdoB, PSB, PR e PRB. Ao todo, esse grupo garante à candidata do presidente Lula 9min20s de horário eleitoral gratuito. Com a presença do PP, porém, o tempo da petista subiria para 10 minutos e 29 segundos, exatos 1min20s a mais.

O mesmo acréscimo é negociado pela coordenação de campanha de Serra, que hoje dispõe de 6min39s de horário eleitoral gratuito, construído a partir de um arco de alianças composto por DEM, PTB, PPS e PSC, além do próprio PSDB. Com o minuto extra dos progressistas, o pré-candidato tucano chegaria a 7min59s de tempo de TV.

No entanto, as tratativas para fechar um acordo com o PP enfrentam dificuldades em ambos os lados. No último dia 12 de maio, a seção gaúcha da legenda firmou acordo para apoiar o candidato do PSDB ao governo do Estado; a negociação foi endossada pelo senador Francisco Dornelles (RJ), presidente da sigla e cotado para ser vice na chapa de Serra.

Dilma, por sua vez já se encontrou com Dornelles na tentativa de dissuadí-lo de integrar a coligação tucana. A seu favor, tem o apoio do ministro das Cidades, Márcio Fortes, único representante do PP nos ministérios do governo Lula, e a presença da legenda no governo Lula desde o seu início, em 2003.

Além do PP, o PMN (Partido da Mobilização Nacional) também não integrou, até o momento, o espectro de alianças de nenhum dos dois principais candidatos. Por ser "nanica", a sigla conta com apenas 6 segundos de horário eleitoral gratuito. Já o PV (Partido Verde) da presidenciável Marina Silva disputará sozinho o pleito de outubro, mas com um pouco mais de tempo; no total, serão 1min4s de exibição na TV.

A distribuição dos tempos do horário eleitoral gratuito segue regras estabelecidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ao todo, serão 25 minutos de propaganda política para os candidatos à Presidência. Destes, um terço - cerca de 8 minutos - são divididos igualmente entre todos os candidatos. Já os dois terços restantes são distribuídos proporcionalmente de acordo com a bancada eleita por cada partido nas eleições de 2006.

Os demais pré-candidatos à Presidência, além de Dilma, Serra e Marina, são Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Ciro Moura (PTC), Oscar Silva (PHS), Mário de Oliveira (PTdoB), Zé Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), José Maria Eymael (PSDC) e Américo de Souza (PSL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário