BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Rebanho bovino de Mato Grosso começa ser vacinado sábado


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou para o sábado (1º) o início da vacinação contra febre aftosa em bovinos e bubalinos de 20 Estados e do Distrito Federal, na primeira etapa de 2010. Conforme o ministério, pecuaristas do Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins e do Distrito Federal devem imunizar todo o rebanho e, posteriormente, comunicarem, nas agências de defesa agropecuária das unidades federativas, a aplicação das doses.
Em Mato Grosso, Espírito Santo, Paraná e São Paulo devem ser vacinados apenas os animais com idade até dois anos. Já em Rondônia, onde a campanha inicou no dia 15 deste mês, termina em 15 de maio.
Em Mato Grosso do Sul, segundo o ministério, os produtores do Pantanal que optaram pela vacinação em maio devem imunizar todo o rebanho e, na região do Planalto, apenas os animais com menos de dois anos.
Ao todo, nesta etapa da campanha, 153,7 milhões de animais devem ser alcançados. No ano passado, a cobertura chegou aos 97% em todo o país. No Brasil, o rebanho chega a 204 milhões de bovinos e pouco mais de um milhão de bubalinos.
Mato Grosso já comemora 14 anos sem registrar casos da doença. No início do ano, uma decisão do mercado chinês em reabrir as portas para a carne de gado reacendeu o otimismo do setor produtivo. Desde 2005 a China restringiu a compra de carne bovina do Brasil após a descoberta de focos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul.
O Instituto Matogrossense de Defesa Agropecuária (Indea), deve divulgar a meta de vacinação para esta etapa. No ano passado, Mato Grosso passou a realizar apenas duas etapas de vacinação: em maio para animais de 0 a 24 meses e em novembro para animais de todas as idades. A etapa que era realizada em fevereiro foi eliminada, sendo mantida apenas nos municípios localizados na faixa de fronteira com a Bolívia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário