BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sexta-feira, 30 de abril de 2010

ENTREVISTA – Infraestrutura, carro chefe para o desenvolvimento


sexta-feira, 30 de abril de 2010
Cidades, ´Juína
Clik no título e visite o site: www.correiodonoroeste.com.br

O setor de infraestrutura de qualquer cidade, estado e país, é primordial para todas áreas de uma sociedade. Pois com vias de qualidade, alunos chegam mais rápido às escolas, pacientes aos hospitais e toda a sociedade com mais conforto por onde queira chegar. Sem falar que, com a pavimentação de diversas ruas, diminui a poeira reduz problemas de saúde, principalmente os relacionados à respiração. Continuando com a série de entrevistas com os secretários municipais da cidade de Juína, estivemos conversando com o secretário de Infraestrutura, Rogério Veronese.

Rogério nasceu em 1974, na pequena cidade de São Jorge do Oeste, interior do Paraná e está em Juína há 30 anos. É casado, tem duas filhas, ambas nascidas em Juína. De uma família tradicional na cidade, seus familiares foram um dos primeiros a adquirirem uma propriedade no município, por meio da extinta Codemat. Um dos primeiros também a ocupar o cargo de prefeito, seu tio, Liceu Veronese, administrou a cidade entre 1989 a 1992. Rogério mora em Juína desde a infância. Graduou-se em História, em um núcleo de extensão da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Juína. Hoje é vice-presidente do diretório municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB), principal partido na coligação vitoriosa na última eleição e secretário municipal de Infraestrutura da Prefeitura de Juína.

Correio do Noroeste: Como é administrar uma secretaria tão estratégica e importante para o município?

Rogério Veronese: Minha intenção é somar com a administração, com o prefeito Altir, construir um futuro melhor para Juína, que tanto merece. Estamos há cerca de um ano e quatro meses galgando desenvolvimento do município com máxima responsabilidade do dinheiro público e trazer sempre qualidade de vida para o morador daqui. Dar mais oportunidade, conforto no ir e vir com ruas em boas condições, este é um dos nossos objetivos perante a administração.

Correio: Qual sua avaliação deste segundo de gestão?

Rogério: A administração é uma área bem diferenciada para quem nunca viveu dentro dela. Eu vim de uma instituição privada, meu pai é empresário, sempre estive com minha família nas diversas atividades econômica que desenvolveram como pecuária, agricultura e mineração, inclusive sou um pequeno minerador, ainda temos uma pequena produção mineral, totalmente legalizada com títulos do governo que autorizam a atividade. Desta forma, trouxe toda minhas experiências adquiridas na área privada para dentro da instituição pública. É um pouco conflitante, mas é um desafio em andamento. Já tivemos muitos avanços, é um ano muito propício. O primeiro ano foi um ano de ajuste das contas, da casa e de configuração da administração. Acreditamos que neste ano iremos implementar ainda mais diretrizes de desenvolvimento e qualidade de vida para sociedade juinense.



Correio: Um dos carros feches da administração é a pavimentação, como estão as previsões para este ano?

Rogério: Temos uma previsão para 2010 de 20% superior ao que foi feito em 2009, ano passado fizemos mais de 100 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica com recursos dos governos estadual, federal e também do programa de parceria com a população juinense. Este programa foi estabelecido a partir de uma idéia do Prefeito Altir, uma iniciativa muito propícia e inteligente que busca convocar a população, rua por rua, e fazer a proposta. As ruas que obtém maior número de contribuintes são atendidas primeiramente. Esta contribuição dos moradores cobre 40% dos custos das obras e os 60% restantes são custeados pela Prefeitura. Só por este programa fizemos mais de 50 mil metros quadrados e em 2010 pretendemos ultrapassar os 70 mil. Este ano temos a favor as dificuldades causadas pela crise estão cada vez menores, o que contribui para o melhor andamento dos projetos. Antes de iniciarmos as novas pavimentações, iremos terminar os meio-fios e bueiros da vias asfaltadas em 2009 e sem seguida dar sequência ao projeto.

Correio: Alguma previsão para execução do projeto de trânsito?

Rogério: O projeto foi protocolado no Detran, o governo do estado avisou que está sem recurso no momento, mas nos próximos meses voltará a analisar e teremos uma nova previsão de liberação dos recursos. Devido a esta demora por parte do Estado, estamos, paralelamente, executando algumas pinturas nas principais vias do município com recurso do próprio município. Só não foi feito antes devido ao período chuvoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário