BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Em Cuiabá, Maggi é líder ao Senado; Abicalil é 2º


Romilson Dourado

O nome do ex-governador Blairo Maggi (PR) é o mais preferido dos cuiabanos para o Senado. Pesquisa estimulada do instituto Mark, realizada entre 2 e 4 deste mês, revela que 36,6% votariam hoje no republicano para o cargo. Foram entrevistadas 831 pessoas em 110 bairros. A margem de erro é de 4,5% para mais ou para menos. Estão em disputa duas cadeiras para senador. Nas quatro rodadas da pesquisa Mark feita em âmbito estadual neste ano, Maggi também aparecia em primeiro lugar.

Na Capital, a briga se mostra acirrada pela segunda vaga. O nome do deputado federal Carlos Abicalil (PT) figura em segundo lugar, com 17,1%, empatado tecnicamente com o ex-senador Antero de Barros (PSDB), que está com 16,5%. O ex-procurador da República Pedro Taques (PDT) conta com 8,1% das intenções de voto.

Os demais candidatos a senador dividem a condição de lanternas. Mauro Lara (PSOL) é citado por 1,8%, enquanto Jorge Yanai (DEM) detém 0,3%. Dos entrevistados, 17,1% se declararam indecisos, enquanto 2,1% comentaram que votariam em branco ou nulo.

Opções


Como são duas vagas em jogo no pleito de 3 de outubro, os pesquisadores fizeram também simulação sobre a preferência dos eleitores cuiabanos tanto para o primeiro quanto para o segundo voto. Na simulação geral, o nome de Maggi aparece com 61,1%. Antero vem em segundo lugar, com 12,6%, dentro do empate técnico com o petista Abicalil, que figura com 8,8%. Os demais surgem bastante distanciados. Taques tem preferência de 2,9%, o procurador Mauro conta com 0,8% e, Yanai, com 0,4%. Os indecisos somam 12%.

Quanto ao segundo voto, a preferência de 25,4% dos entrevistados em Cuiabá é por Abicalil. Antero vem na segunda colocação, com 20,3% e, Maggi, com 12,2%, embora já tenha aparecido como preferido na pesquisa geral. Ainda nesta sondagem sobre o segundo voto, Pedro Taques aparece em terceiro lugar, com 13,2%. Se mostraram indecisos 22,3%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário