BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

terça-feira, 4 de maio de 2010

PMDB some e rejeita chapão


Ex-prefeito de Cuiabá, Rodrigues Palma, Emanuel Pinheiro (PR), Sergio Ricardo (PR), Wellington Fagundes (PR) , governador Silval Barbosa (PMDB), Carlos Abicalil (PT), Blairo Maggi (PR) e Moisés Sachetti (PR) discutem formação de "chapão"

Uma reunião na Assembleia Legislativa nesta terça (4) pela manhã marcou a aliança PR, PMDB e PT. Mesmo assim, nenhum pré-candidato do PMDB compareceu ao encontro. O único a representar o partido foi o próprio governador Silval Barbosa, que vai tentar a reeleição no pleito deste ano. Eles discutiram assuntos ligados à aliança do grupo e formação do chamado "chapão", aumentando as chances de eleger deputados estaduais e federais. Novos encontros já estão agendados para discutir o assunto, já que nenhum acordo foi fechado ainda. A resistência dos peemedebistas é gerada porque eles acreditam que o melhor para a sigla é encarar sozinha as eleições proporcionais deste ano.

Durante o encontro, Carlos Abicalil, presidente regional do PT, Wellington Fagundes, presidente regional do PR, e Silval, discutiram também a realização de uma caravana pelo Estado. A ideia surgiu depois que o ex-governador Blairo Maggi (PR), pré-candidato ao Senado, decidiu fazer uma espécie de estradeiro pessoal por Mato Grosso. A cúpula republicana já decidiu que os membros do partido vão acompanhá-lo. Esta é a primeira vez que os líderes das três siglas sentam oficialmente para tratar das questões relativas às coligações proporcionais.

Abicalil tenta transformar Silval em consenso entre os petistas. O racha no partido aconteceu depois que ele disputou contra a senadora Serys Marly a chance de ser o pré-candidato da sigla ao Senado. Desde então, Serys tenta "arrebanhar" petistas em prol da pré-candidatura de Mauro Mendes (PSB), provável adversário do peemedebista nas urnas neste ano. Como nacionalmente PSB e PT estarão no mesmo palanque na disputa pela presidência, o projeto de união das legendas em Mato Grosso também deve ganhar força.

Apesar disso, Abicalil garante que os petistas vão apoiar a pré-candidatura à reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB). As duas correntes petistas travam uma nova disputa interna e a decisão só deve ser tomada em junho, quando acontecem as convenções partidárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário