BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Lula chega à Rússia para tentar evitar punições ao Irã


Lula desembarca no aeroporto de Moscou

Foto: Reuters

ReduzirNormalAumentarImprimirO presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta quinta-feira, por volta das 11h de Brasília (18h de Moscou) à capital russa, onde fica até amanhã. Ele chegou com uma comitiva de empresários e os ministros das Relações Exteriores, Defesa, Turismo, Secretaria de Comunicação da Presidência, além do assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia. Não há agenda oficial nesta quinta-feira.

Lula desembarca na Rússia no momento em que o governo do presidente russo, Dmitri Medvedev, é pressionado pelo presidente americano, Barack Obama, a suspender as negociações com o Irã para a venda de mísseis. Paralelamente, Lula vai apelar a Medvedev para que unam forças em busca do diálogo como alternativa de evitar sanções ao Irã impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Nas conversas com Medvedev, Lula pretende demonstrar sua preocupação com uma possível sanção imposta ao Irã pelas suspeitas de que seu programa nuclear esconda a produção de armas atômicas. Membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), a Rússia tem direito a veto no órgão - ao lado dos Estados Unidos, França, China e Inglaterra. Uma eventual sanção só pode ser definida com o apoio de todos os países permanentes.

De acordo com as autoridades brasileiras que acompanham a visita de Lula, o presidente chega à Rússia num clima de comoção pública. O país ainda enterra as 72 vítimas da explosão de uma mina de carvão na região da Sibéria. Na quarta-feira, houve uma nova explosão no local e há gás tóxico que põe em risco a vida de quem trabalha nos resgates e vive na área.

Porém, Lula chega a Moscou determinado a levar adiante alguns temas considerados prioritários pelo governo brasileiro, como a retomada das discussões sobre a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e uma série de acordos bilaterais para ampliar as relações comerciais entre russos e brasileiros.

A agenda do presidente está concentrada para esta sexta-feira, quando Lula tem reunião com Medvedev e participa de um fórum empresarial Brasil-Rússia. Entre um compromisso e outro, o presidente presta homenagens às vítimas da 2ª Guerra Mundial.

No final da tarde de amanhã, Lula deixa a Rússia e segue uma rápida visita ao Catar. Na capital, Doha, Lula se reúne com o emir do Catar, Hamad bin Khalifa Al Thani. É a primeira vez que um presidente brasileiro vai a esse país muçulmano.

Do Catar, o presidente segue para o Irã, onde tem reuniões marcadas com o iraniano Mahmoud Ahmadinejad e sua equipe, no dia 15. A viagem ocorre no momento em que o governo francês levantou dúvidas sobre a habilidade de o presidente Lula em compreender os objetivos do programa nuclear iraniano. O presidente francês, Nicolas Sarcozy, telefonou ontem para Lula na tentativa de reverter o mal-estar causado por seu assessor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário