BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quarta-feira, 12 de maio de 2010

GOVERNO LULA:Poço do pré-sal pode ter 4,5 bi de barris e é um dos maiores, diz ANP


Da Redação, em São Paulo -
A estimativa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para o poço 2-ANP-1-RJS, que está sendo perfurado na costa do Rio de Janeiro para ampliar o conhecimento sobre o pré-sal (área profunda do oceano), aponta para volumes recuperáveis da ordem de 4,5 bilhões de barris de petróleo. A informação é da assesoria de imprensa da ANP.

De acordo com o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, "parece se tratar de um dos poços de maior potencial já perfurado no país". Segundo Lima, a descoberta reforça o otimismo do governo brasileiro em relação ao potencial da área do pré-sal, situada nas bacias de Campos e Santos. O poço foi perfurado numa área com cerca de 400 km quadrados e detectou uma coluna com 272 m de espessura efetiva com petróleo. A avaliação levou em consideração os mesmos padrões de cálculos adotados para a acumulação da região de Tupi, da Petrobras.

A perfuração, que está sendo feita a 195 km da costa do Rio de Janeiro, em lâmina d´agua de 2.189 m, já comprovou a descoberta de óleo leve com cerca 30º API, 41 km a nordeste da estrutura denominada Iara. A ANP está estudando a oportunidade de efetuar de imediato os testes para verificar a produtividade do poço 2-ANP-1-RJS. A ANP já deu início à perfuração do segundo poço, o 2-ANP-2-RJS, localizado a 32 km dessa primeira descoberta, na região chamada Libra, utilizando o equipamento NS-21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário