BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quarta-feira, 5 de maio de 2010

GOVERNO LULA:Indústria deixa a crise para trás, diz CNI


Segundo a CNI, o patamar das vendas em março, recorde para a série histórica iniciada em 2005, está 5,8% acima do registrado em setembro de 2008

Leonardo Goy, da Agência Estado

BRASÍLIA - O gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco, afirmou há pouco, com base nos Indicadores Industriais do primeiro trimestre, que a indústria brasileira "deixa a crise para trás e passa a trabalhar em patamar superior ao de setembro de 2008". O mês marcou o início da crise global com a quebra do banco americano Lehman Brothers.

Objetivamente, apenas o indicador de faturamento já superou o patamar pré-crise, mas com larga vantagem. Segundo a CNI, o patamar das vendas em março, que aliás é recorde para a série histórica iniciada em 2005, está 5,8% acima do registrado em setembro de 2008. Mas, se os outros indicadores ainda não ultrapassaram o patamar pré-crise, estão prestes a fazê-lo. No caso das horas trabalhadas na produção, por exemplo, o índice de março ainda está 1,7% abaixo de setembro de 2008. "Mas já deve reverter essa situação no segundo trimestre", comentou o analista de políticas e indústria da CNI, Marcelo de Ávila.

O emprego, por sua vez, está mais perto de quebrar a barreira pré-crise, já que em março ficou apenas 0,5% inferior ao ponto em que estava em setembro de 2008. "Em abril, é possível que já ultrapasse", disse Ávila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário