BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Economia solidária concede moção de Aplauso a Abicalil e ao Prefeito Altir Peruzzo de Juína


A Plenária da II Conferência Estadual de Economia Solidária de Mato Grosso referendou Moção de Aplauso ao deputado federal Carlos Abicalil (PT), indicada pelos movimentos sociais no dia 28 de abril.

A homenagem se deve a alteração do texto da Lei 11.947/2009, que com a redação final incentiva os municípios a adquirirem no mínimo 30% da alimentação escolar via compra direta de produtos da agricultura familiar. “Dessa forma fortalece, motiva e valoriza a permanência das famílias no campo”, diz parte da moção. “Ele [deputado Abicalil] tem sido um grande parceiro das forças sociais, um elo entre o parlamento e a sociedade”, termina o documento.

A secretaria executiva do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos de Mato Grosso (CEBI-MT), Miguelina Sampaio, que está há 17 anos na luta para a consolidação da Economia Solidária lembra que desde o início da proposta no Estado o deputado Abicalil esteve junto nessa luta. “Abicalil não desiste da base. Ele sabe fazer essa ponte entre a base e o poder legislativo, isso enriquece o trabalho dele e enriquece a luta, pois nos sentimos valorizados”, revela Miguelina. “Com a moção, os movimentos Sociais reconhecem o apoio dado pelo deputado. É uma homenagem junta”, afirma.

O superintendente de Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE-MT), Valdiney Arruda, concorda com Miguelina. Segundo ele, o compromisso do mandato de Abicalil demonstra claramente a opção do parlamentar pelos movimentos sócias. “Abicalil é o único parlamentar federal de Mato Grosso que mantém um canal de interlocução e faz esforço para atender as necessidades desse seguimento que cresce cada dia mais no Estado”, analisa Arruda.

“Desde o início do mandato, Abicalil tem feito um conjunto de ações que possibilitou a instrumentalização desse movimento. A economia solidária já existia, mas foi no Governo Lula que ela se tornou uma política pública, graças a atitudes como a do deputado Abicalil, que destina emendas para desenvolvimento do setor”, avalia. “A moção nada mais é do que o reconhecimento das entidades de todo esse do deputado”, conclui.

Juina – o prefeito municipal de Juina (735 km a Nororeste de Cuiabá), Altir Peruzzo (PT) também foi homenageado com Moção de Aplauso. “Por ter aderido a Lei 11.947 e ter ampliado em 50% a compra dos alimentos provenientes da agricultura familiar, promovendo e fortalecendo o desenvolvimento local”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário