BLOG PROGRESSISTA - NOTICIAS PREFERENCIAIS DO PT

RESPONSÁVEL MARIO ALVIM DRT/MT-1162

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dengue causa maior número de mortes da história de SP


Nos anos 90 um surto de dengue se espalhou pelos continentes do hemisfério sul, vindo atingir a América Latina onde um dos últimos países a recebê-la em nível epidêmico foi o Brasil.

Na época, autoridades de saúde e a imprensa nacional e internacional alertaram profusamente para o risco, mas a inépcia do então Ministério da Saúde permitiu que a epidemia se instaura-se e foram precisos 7 anos de combate intenso para a doença ser considerada sob controle nas regiões e cidades mais afetadas.

No ano em que a cidade do Rio de Janeiro foi mais afetada, evidenciou-se que o controle da doença é possível através da eficiência de políticas públicas de saúde, pois foi grande a diferença de registros de casos na vizinha cidade de Niterói.

O então prefeito do Rio de Janeiro era César Maia, do DEM, aliado daquele ex-ministro da saúde que, já como governador do estado de São Paulo e por ocasião do início da gripe suína, declarou que para evitar o H1N1 bastava se ter “cuidado de não respirar perto do nariz do porquinho”.

O mesmo ex-ministro e ex-governador, agora novamente candidato à presidência do Brasil, anunciou que se eleito criará um Ministério da Segurança. Seu recente afastamento do governo permitiu a revelação dos atuais índices de violência daquele estado, acusados de serem escamoteados. Anuncia-se o alarmante aumento de 43% em casos de violência que antes apresentavam declínio.

Seria o anterior declínio uma farsa ou o aumento da insegurança é um sintoma da mesma inépcia de gestão no setor como na saúde?

Considerando-se que o país tem comemorado o controle da dengue em grande parte do território, ainda que o atual Ministério da Saúde aponte alguns estados em estado de alerta, pondere as informações da matéria abaixo, publicadas por um dos veículos da imprensa que mais intensamente apoiam a candidatura do ex-governador do mais rico estado da federação, antes de decidir seu voto nas próximos eleições.
Afinal, você estará decidindo pelas futuras gerações e para elas escolhendo a progressão do que hoje é o Brasil, ou do que era e hoje é São Paulo.
Enviado por Raul Longo

Nenhum comentário:

Postar um comentário